Ao criar uma variação de produto, a variação está diretamente interligada ao produto principal SKU, desta forma, ao dar entrada e saida da variação, estamos movimentando o produto principal, segue como o sistema se comporta relacionado ao estoque e a precificação da variação e produto principal.
View file
Variação - Esta funcionalidade serve para tratar as diferentes formas de embalagem de venda de um mesmo produto, ou seja, o produto não foi transformado em outro, apenas o que está se alterando é a embalagem de venda.
Para não ter problemas com estoque e preço, o recomendado é sempre o produto principal <Aba Dados> ser o produto unitário, e na variação criar as embalagens de venda.
Exemplo: Linguiça de Frango Kg produto SKU (Menor unidade controle de estoque) e variação caixa de frango com 20 kg, o frango é o mesmo o que muda é a embalagem e possivelmente preço de venda, mas o custo é o mesmo.
Em Mercadológico - Cadastro de Produto acesso a opção <incluir>
Primeiro crie o produto principal conforme Cadastro de Produto Normal
Feito Isto Acessar a Aba Variação clicar em <incluir>
Neste Exemplo a variação é para a caixa do Frango, selecionar a unidade, descrição da Embalagem, Fator é a quantidade que contém nesta embalagem do produto principal, Ajuste de Preço caso queira diferenciar o preço de venda da variação, caso marque a flag proporcional o preço da variação fica obrigatoriamente proporcional ao produto principal.
Ao Marcar Venda unitária para produto SKU de balança, significa que o produto não vai ser pesado no caixa, então pode ser atribuído um código de barras ou utilizar o PLU da variação para venda, utilizado apenas para variações que o produto principal é de balança mas a variação não.
Variação sem Controle de Peso, verifica o peso da etiqueta também na variação, mas a flag anterior não pode estar marcada.
Comportamento do produto de Variação no Estoque (Kardex)
Ao cadastrar um produto com variação, o sistema segue a seguinte logica para estoque:
Na entrada de mercadoria, o estoque da variação é gerado com a quantidade do PLU principal dividido pelo fator da variação, como segue nos prints abaixo.
Na saída da mercadoria ao vender um produto de variação, sistema da baixa do valor exato vendido na variação e no produto principal multiplica a quantidade de entrada pelo fator.
Vamos trabalhar com o seguinte produto como exemplo, foi cadastro o produto Linguiça de Frango PLU 295701 como principal e a variação Linguiça de Frango Bandeja como variação com PLU 295710.
Foi realizado uma entrada de nota com o PLU 295701 de 3kg, logo sistema entrou com 3kg para o PLU 295701 e 2,308 Kilos para a variação e uma venda da variação PLU 295710 de 0,299 KG, então o sistema baixa o estoque da variação em 0,299 KG que foi o valor vendido e baixar do PLU principal 295701 0,389 KG.
Veja como foi registrado o Kardex para o PLU principal para este exemplo de compra e venda:
E como foi registrado para o PLU variação, que está vinculado ao principal, para este exemplo de compra e venda:
Comportamento do produto de Variação na Tabela de Preço
Já na precificação o sistema segue a seguinte logica, valor unitário * fator * percentual, caso não seja utilizado a flag Proporcional.
Neste caso se o Produto principal tem o preço de venda de R$ 10,00, fator de 1,3 e percentual de 10% o valor da variação vai para R$ 14,30
Mas se no cadastro de produto não colocar um percentual e marcar a Flag proporcional o sistema vai multiplicar o valor unitário pelo fator.