Entrada de Notas - Simples Nacional

Este artigo tem por objetivo demonstrar como parametrizar o sistema para entrar com notas de fornecedores com regime Simples Nacional

 

Para identificar se um fornecedor é do simples nacional, pode-se acessar o Sintegra e verificar por meio do CNPJ seu Regime de Tributação.

Ao verificar a NFe observamos que as notas do simples nacional ao invés de aparecer CST(Código de Situação Tributária), aparece CSOSN(Código de Situação da Operação do Simples Nacional)

 

 

Após esta verificação, é necessário identificar no cadastro do fornecedor seu regime. Acesse Cadastro/Cadastro de fornecedor/fornecedor/ pesquise pelo fornecedor e vá na guia “Parâmetro”. Marque a flag Empresa do Simples.

 

Na figura fiscal do produto, preencha no campo CSOSN, o código conforme a nota

e alíquota. Caso crie uma figura fiscal somente para tratar casos do Simples nacional, o campo CST pode ser preenchido como CST 40 ou 41, caso não tenha substituição tributária.

 

No caso do campo CSOSN ser preenchido dentro de outras figuras fiscais para fornecedores de outro regime de tributação, basta na própria entrada de nota, em relação de produtos marcar a situação tributária como 41.