Tolerância para Alteração de Preço

Este artigo visa explicar o propósito e a parametrização do menu 'Tolerância para Alteração de Preço'.

A tolerância na alteração de preços tem como objetivo minimizar as mudanças quando não há uma variação significativa no custo que justifique a atualização do preço de venda. Ela serve para abranger produtos cujo preço é padrão ou varia apenas alguns centavos.

Para criar e configurar a tolerância, siga as instruções a seguir.

 Instruções

  1. Acesse Compras > Gestão de Preço > Tolerância para Alteração de Preço.

  2. Defina as variáveis de tolerância de acordo com o cenário de custos recorrentes no lançamento de notas fiscais.

  3. Depois de definir as regras, clique em 'Incluir'. Com isso, o custo das novas compras de produtos será avaliado e, caso esteja em conformidade com as regras de tolerância estabelecidas, os produtos não precisarão passar pela aprovação do preço de venda.

É essencial estabelecer regras que reflitam a realidade do recebimento de notas fiscais e levem em conta produtos cujos custos não são atualizados frequentemente. Qualquer regra que seja criada de forma errônea pode impactar vários produtos e, consequentemente, o processo de atualização do preço de venda poderá ser bloqueado indevidamente.

image-20240625-141700.png
  • 1 - As faixas são criadas automaticamente pelo sistema sempre que uma tolerância é incluída.

  • 2 e 3 - Estabelece-se um valor mínimo e máximo de compra (custo) para os produtos. Dessa forma, define-se uma faixa de preço fixa entre dois valores, e todos os produtos cujo custo se enquadre entre o mínimo e o máximo serão analisado nessa categoria.

  • 4 e 5 - Define-se os valores aceitáveis para alteração de preço, de acordo com o intervalo estabelecido no 'De Até', ou seja, entre o custo mínimo e máximo, o produto não necessitará de liberação do preço de venda se a mudança de custo estiver dentro da variação estipulada.

 Artigos relacionados