Este artigo tem o objetivo de demonstrar como deve ser realizado o cadastro de produto de rendimento.
1 - Esta funcionalidade deve ser utilizada sempre que o produto principal origina outros itens, um exemplo pratico é o traseiro ou dianteiro bovino, a nota fiscal vem o traseiro mas em seguida ele é desossado e é vendido as peças do traseiro (picanha, alcatra, maminha etc..) Como o produto não tem um peso fixo, tem que ser feito estimativas e então preencher com a media dessas estimativas.
Acessar o modulo Mercadológico - Cadastro de Produto, preencher com os dados básicos de acordo com o artigo Cadastro de Produto Normal e marcar a flag P/Rendimento.
Será habilitado a aba Rendim. preencher com o PLU e a Qtd. (percentual aproximado do item em relação ao item principal), neste exemplo se ao entrar com a nota do traseiro no total de 200kg será dado entrada de 11% de carne coxao mole, ou seja, 22kg, e o mesmo segue para os demais itens.
Tambem é possível adicionar o item marcando a flag Rateia Custo, isto significa, que o custo deste item será zerado e rateado entre os itens que não tem a flag marcada, esta rotina existe devido a algumas peças não serem vendidas com margem negativa ou não são vendidas como o osso e muchiba por exemplo, para não perder no custo desses itens o sistema da a opção de recuperar nos demais itens.
O percentual total dos produtos devem totalizar 100%.
Para ser possível adicionar item na aba Rendim. o produto tem que ter sido cadastrado anteriormente com a flag normal e rendimento habilitadas, conforme imagem abaixo.
Ao dar entrada de um item que foi cadastrado como P/Rendimento o sistema zera o estoque desse item e origina estoque para os itens de rendimento associados ao item principal, na liberação de preço também vai os itens da aba rendimento com o custo proporcional a entrada.