Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Este artigo tem como finalidade auxiliar na explicar a identificação dos de produtos que apresentaram com erro na emissão da nota fiscal.

Utilizaremos como exemplo, uma nota fiscal de Consumo Interno, porém, o mesmo processo pode ser utilizado em outros tipos de emissões.Conforme mostra anexo abaixo, ao , tais como Quebra, Emissão NF Venda, Devolução de Item de Venda e Devolução de NFC-e Renegada.

Ao emitir uma nota fiscal e ocorrer errorerro, nem sempre a descrição ou o código(PLU) do produto e apresentada será informado na rejeição. No exemplo abaixo, neste caso a rejeição apresenta aponta somente a numeração posição do item na nota fiscal.

...

Ao emitir a nota de Consumo Interno, a Sefaz rejeitou a mesma, A nota acima foi rejeitada pela Sefaz com o motivo 930 “rejeição: CST com benefício fiscal é não informado o código do benefício fiscal [nItem:48]”, ou seja, algum produto da nota , possui uma um CST que tem benefício fiscal, porém não foi informado o código de benefício fiscal do produto.

E a própria mensagem de rejeição já informa qual é o item da nota que esta com o problema reportado, neste caso o Item 48:Na mensagem, é indicada a posição do item, que neste caso é a 48.

...

Após identificar qual é o número do item que consta com a rejeição apresentada pela Sefaz, precisamos identificar qual é , é necessário identificar o produto correspondente ao item apresentado na rejeição. Antes, neste caso precisamos identificar qual é o item 48 da nota fiscal.Tendo a informação do número do item da nota, precisamos identificar a numeração da nota, neste caso e a nota de numeração 143 conforme mostra anexo.importante saber o número do documento(nota fiscal), para consultar o produto no arquivo. No exemplo abaixo, o número do documento consta na tela principal, coluna Status, campo destacado:

...

No computador em que foi efetuada a tentativa de emissão da nota fiscal, na pasta raiz do SAC será salvo a , estará armazenado o XML da nota e com a mesma que iremos identificar , e por ele identificaremos o item que precisa ser corrigido.

Com as informações em mãos, agora iremos à siga as instruções abaixo para acessar a pasta raiz de instalação do SAC para identificação da XML da nota, segue abaixo caminho padrão e mais utilizado na instalação do SAC Gerencial:

Disco Local C → Arquivos de Programas (x86) → SAC Lumi → remessa → Normal:

...

Caso não consiga identificar a pasta raiz do SAC, pedimos por gentileza que verifique com o Ti TI responsável.

Ao abrir a pasta Normal podemos identificar a , organize os arquivos por data de modificação, sendo a data atual a primeira. Identifique o XML da nota emitida, pela numeração da mesma ou pela data e horário da tentativa de emissão:hora.

...

Ao identificar a Após encontrar o XML da nota, abrimos a mesma abra-o com o Internet Explorer ou pode ser aberta pelo aplicativo pelo notepad, ou o de sua preferência, assim podemos identificar o item da nota, conforme demonstra anexo abaixo:

...

Conforme imagem acima identificamos os dados do Item 48, notemos que no preenchimento da XML existem algumas diferenças dos nomes dos campos do produto, para o sistema conforme legenda no captura de tela acima.. Busque pelo item pesquisando pela posição(48), ou arrastando a barra de rolagem até o item.

...

Como mostra na imagem acima, o produto na posição 48, é o PAPEL CHAMEQUINHO C/100FLS, sob o PLU 0475777 e EAN 7891173021793. Cada campo possui uma informação diferente, todavia, os três dados identificam o produto:

Na XML <cProd> = PLU produto, código interno do sistema.
Na XML <cEAN> = Código de barra do produto.
Na XML <xProd> = Descrição do produto.

Identificamos então que o item 48 e referente ao produto PLU 0475777 - Papel Chamequinho c/100fls - Código de barras 7891173021793.

Tendo as informações acima, agora e só corrigir no sistema a rejeição informada pela SefazCom as informações do produto, busque o produto no sistema SAC Gerencial e corrija o dado informado na rejeição. Em seguida, tente emitir a NF novamente.

Informações

Lembrando que, dados fiscais, devem ser sempre consultados junto à Contabilidade do estabelecimento.