Documento versão 2.7.66 Lumi Gerencial

Este documento visa orientar e documentar as funcionalidades novas e bugs corrigidos do Lumi Gerencial na versão 2.7.66

Versão SACCom: 4.60

Versão SACContábil: 1.30

Impacto e Risco

Impacto da Versão: Alto
Risco da Versão: Alto

Orientações da nova versão

Esta versão possui uma atualização de tabelas. Portanto, é importante realizar a atualização com todos os usuários desconectados para evitar qualquer risco de danificar alguma tabela ou perder alguma operação.

Para emitir nota fiscal na versão 2.7.66 do Lumi Gerencial, é fundamental garantir que o DriveNfe esteja atualizado com a versão NfeLumi 21.5.

Para verificar a versão do NfeLumi, você pode acessar o prompt de comando (CMD) e executar conforme exibido na imagem.

image-20240214-183025.png

Identificando as mudanças pela numeração das versões:

A identificação do impacto de uma nova versão pode ser percebida pela numeração da versão. O impacto significa o quanto uma nova versão irá afetar todos os usuários. Toda versão do Sistema Lumi Gerencial e seus módulos, inclusive PDVs, é identificada por 3 números e uma letra, no formato 9.9.99z onde: 9.9.99 é a versão e z é uma letra de a até z indicando a release.

Toda mudança de versão ocorrerá sempre que a numeração mudar, exemplo 2.7.41 para 2.7.42z. Quando isso ocorre, é obrigatória a instalação da nova versão para todos os usuários da empresa e a atualização deve ser realizada sempre fora do horário comercial ou com todos os usuários desconectados.

Além disso, é preciso verificar se existe orientação especial da Lumi quanto à atualização do banco de dados. Nunca atualize uma nova versão durante o dia.

Mudanças de release não alteram o banco de dados e podem ser realizadas durante o dia; ainda não é obrigatório atualizar de uma só vez todos os usuários.

Em relação às atualizações, duas situações adicionais podem ocorrer: Versões Beta e Versões Extraordinárias.

As Versões Betas são liberadas apenas para um determinado cliente com o objetivo de resolver um problema específico e ainda não estão liberadas para todos os clientes da Lumi Software.

As Versões Extraordinárias são liberadas em caráter urgente para resolver uma situação muito específica ou que esteja sendo responsável por uma situação anômala. Essas versões também podem surgir como resultado das mudanças tributárias urgentes devido a portarias ou decretos intempestivos do governo.

Atualizações de versões com baixo impacto e baixo risco podem ser feitas sem maiores preocupações.

NOVIDADES DA VERSÃO 2.7.66:

  1. SCRM-1303 - CFOP 5405 para CST 90 para Cfe Ceara - Quando a CST (Código de Situação Tributária) do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) estiver definida como 90, o PDV (Ponto de Venda) emitirá automaticamente a nota fiscal com o CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) 5405, para Nfe no Lumi Gerencial seguirá o que estiver configurado na natureza de operação, portanto a natureza de operação deve constar como na imagem.

    image-20240216-125515.png
  2. SCRM-1283 - Exclusão do ICMS da Base de Pis/Cofins no XML para Cfe Ceara - Quando a CST do ICMS estiver em 90 e o produto for tributado pelo PIS/Cofins, o sistema irá excluir o valor do ICMS da base do Pis/Cofins. Essa funcionalidade está presente para Cfe e Nfe no estado do Ceara.

  3. SCRM-1279 - Para aumentar a quantidade de caracteres da informação complementar para Nfe e Cfe, o campo Observação da figura fiscal (imagem destacada abaixo) agora permite até 250 caracteres. Essa observação é enviada na Nfe no Lumi Gerencial.

    1. Para Cfe, temos dois textos padrão: um para a CST60 ("ICMS retido por substituição tributária, conforme Decreto nº 29.560/2008") e outro para CST90 (ICMS destacado exclusivamente para fins de exclusão de seu valor da base de cálculo do PIS e da COFINS, conforme decisão do STF RE 574706/PR e legislação federal pertinente - VEDADO O CREDITAMENTO). Esses textos não precisam estar na figura fiscal; basta que a CST do ICMS esteja adequada.

  4. SCRM-1291 - Adicionar código ANP para Gás GLP - Adicionado o código ANP 210203001 - GAS 100% GLP no cadastro do produto, para atender a Norma Técnica 2023.001 Tributação monofásica para combustíveis para emissão de nota fiscal com combustível a tag <pGLP> (percentual GLP) está indo sempre com o valor 100, toda nota fiscal em que o produto tem o código ANP preenchido terá a tag <comb>. Para que a nota seja emitida corretamente o DriveNfe precisa estar atualizado, a figura fiscal do produto precisa estar configurada com a CST 61 e a unidade comercial do produto precisa ser KG.

  5. SCRM-1294 - Devolução de venda com Produto Gas - Adicionamos uma nova funcionalidade ao sistema que permite a emissão de uma nota fiscal de devolução para produtos combustíveis. Agora, basta cadastrar o produto com o código ANP identificado para realizar essa operação.

  6. SCRM-1298 - Adicionar CST61 código beneficio Fiscal - Adicionado o CST 61 para o código de benefício fiscal, pois em estados como Goiás, o combustível possui um código de benefício fiscal, este tipo de código só pode ser incluído manualmente, não sendo possível importar.

  7. SCRM-1286 - Nota devolução de compra com destaque de IPI - Para atender à legislação vigente, foi implementada no XML uma tag específica chamada <ipidevol> para indicar a devolução de mercadorias com IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em destaque.

  8. SCRM-1278 - Opção para detalhar pedido na tela de Análise de Fornecedor - Foi implementada uma nova funcionalidade na tela de Análise de Fornecedor. Agora, ao marcar a opção destacada na imagem abaixo (Visualizar Informação dos Pedidos Pendentes), o sistema exibirá o número do pedido diretamente na tela de análise. Isso facilitará a visualização e acompanhamento dos pedidos durante o processo de análise.

     

  9. SCRM-1337 - No módulo de nota fiscal avulsa, foi adicionado o botão "Replicar NF Compra". Ao selecionar esta opção, será possível copiar integralmente os itens de uma nota fiscal que já esteja recepcionada no Lumi Gerencial.

  10. SCRM-177 - Emissão Nota Fiscal de Importação via Nota Avulsa. https://lumisoftware.atlassian.net/wiki/spaces/BDC/pages/2977333264

  11. SCRM-1339 - Permitir alteração observação na troca indenizado com verba.

  12. SCRM-1330 - Opção para Visualizar promoção normal.

  13. SCRM-1273 - Transferência estoque matéria prima - Agora é possível transferir o estoque de um PLU para Outro para controlar de forma mais adequada os insumos. https://lumisoftware.atlassian.net/wiki/spaces/BDC/pages/2977267733

  14. SCRM-1310 - Adicionado filtro Administrativo e Tabela Seletiva no Relatório de Entrada X Saída.

CORREÇÕES REALIZADAS NA VERSÃO 2.7.66:

  1. DESK-29064 - Correção emissão Nfe com produto combustível.

  2. DESK-28972 - Nova Versão Leiaute Sped 2024.

  3. DESK-28885 - Foi corrigido na Autorização de Recepção via XML quando utilizado o fator Kilo, o sistema não estava levando em consideração o valor correto do custo do produto quando o XML continha valores de ODA e Desconto.

  4. DESK-28469 - Lumi não substitui arquivos com formato XLSX - Quando o arquivo era salvo em uma maquina da nuvem não estava sendo realizada a substituição, foi corrigido sendo necessário para visualizar o arquivo que a maquina nuvem tem o Excel instalado.

  5. DESK-28718 - Baixa Encontro de Contas com Cheque - O Sistema estava considerando incorretamente este tipo de lançamento para o relatório de cheques emitidos.

  6. DESK-28382 - Correção quantidade de casas decimais no Danfe - O Sistema não estava exibindo quatro casas decimais no Danfe.

  7. DESK-28865 - Batimento com PDV sem movimentação - O sistema não estava permitindo o batimento de PDV sem movimentação de vendas.

  8. DESK-29018 - Erro 0999 - httov1.1500 internal server erro - ao enviar xml's para o mix fiscal - Correção no envio de Nfce e Cfe para Mix Fiscal.

  9. DESK-28968 - Pauta de produto duplicado na nota - Sistema não estava calculando a pauta corretamente quando o PLU vem repetido no XML.

  10. DESK-28503 - Sped de acordo com o decreto 29560 - Correção na CST e CFOP, quanto a entrada é por retenção carga liquida a CST deve ser preenchida com 60.

  11. DESK-29001 - Pagamento a vista no campo fatura do Danfe - O sistema estava imprimindo no Danfe pagamento a vista.

  12. DESK-28279 - Sistema não está calculando o custo médio - Corrigido cálculo do custo médio para produtos de rendimento.

  13. DESK-28457 - Transações PIX - Sistema não estava exibindo os cupons no batimento de PDV com o pagamento via pix.

  14. DESK-28664 - Emissão de etiqueta de promoção - Existia um limitador de 100 promoções que foi retirado e mantido apenas para promoções vencidas.

  15. DESK-28235 - Origem de lançamento Kardex - Sistema não estava gravando corretamente o numero da ordem de produção, quando a venda era realizada via nota avulsa ou transferência entre lojas com produto tipo Kit Produzido e com baixa automática pela venda.

  16. DESK-28250 - Histórico do lançamento a receber - Sistema não estava alterando o histórico do titulo quando existia uma Impressão de Nota Fiscal que alterava o numero da nota.

  17. DESK-28516 - Erro de troco ao emitir nota pelo expedição de venda - Sistema não estava permitindo emitir nota fiscal quando a carga era montada com diferentes tipos de retirada.

  18. DESK-29042 - Correção do calculo da base de calculo ST, quando a redução é preenchida somente no ambiente de compra, fazendo com que a base de st seja integral sem redução, sistema estava calculando corretamente mas estava imprimindo incorretamente no Danfe.

CORREÇÕES REALIZADAS NA VERSÃO 2.7.66a:

  1. DESK-29126 - Sistema estava fechando com erro.ini ao replicar nota fiscal no modulo de nota avulsa.

  2. DESK-29093 - Correção do erro.ini ao gerar SPED quando selecionava a opção de inventário.

CORREÇÕES REALIZADAS NA VERSÃO 2.7.66b:

  1. DESK-29271 - Sistema estava calculando incorretamente o valor de Base Icms e Icms na devolução de compra quando o produto entrava com valor retido ST.