Liberação de Preços

Problem

 

FOI COMENTADO COM SR RODRIGO EM VISITA SOBRE O DESENVOLVIMENTO. OS ITENS QUE FORAM PEDIDOS E NA LIBERACAO DO PREÇO ALTERASSE SOMENTE UM ITEM E REPLICASSE NOS ESTABELECIMENTOS E QUE DEVE SER EXCLUIDO DA LIBERACAO. PARA NAO CRIAR VARIAS LIBERACOES DO MESMO PRODUTO COM O MESMO PRECO. POIS SAO 7 LOJAS E TER QUE FICAR LIBERANDO 7 VEZES E SE TIVEREM MAIS ITENS DO MESMO PRODUTO EM VARIAS NOTAS FISCAIS DO MESMO DIA. FICA MUITO TRABALHOSO E DISPERDICIOSO.

 

Solution

 

Caro João,

Após analisar essa questão, verifiquei que isso somente ocorrerá se a NF for precificada com margem diferente daquela da estrutura mercadológica. Com isso, a sugestão de preço do sistema será diferente daquele preço que está sendo praticado. Além disso, é necessário que você crie as tolerâncias de recebimento (faixas de preços) dentro do módulo de gestão de preços. 

Fazendo isso, o que acontecerá é o seguinte:

Seguindo o planejamento de margem que a empresa deve ter, 80% dos produtos (Produtos B,C,D) devem ter margens definidas na estrutura mercadológica ou pode-se criar margens específicas na política de preços já que são produtos que dificilmente terão margem diferente. Para esses produtos (categorias) você pode fazer a remarcação automática. O gestor de preços nem precisa ver produto a produto, ficando na tela dele apenas os itens que são de negociação. Fazendo isso, fica tudo mais fácil. Porque ele escolhe a loja base, realiza a precificação e depois simplesmente, cancela as alterações nas demais lojas, se os preços definidos forem com margens diferentes daquelas da estrutura mercadológica. Porque se as margens forem as mesmas, a liberação nas outras lojas não será necessária por causa da tolerância de alteração de preço.

Exemplos Práticos.

Chega uma vela de aniversário, ela tem margem definida no sistema. No mercadológico ela está definida para liberação automática. Quando o gestor de preços usar liberação automática, tendo a tolerância de preço definida, todos os produtos com essa comportamento serão liberados automaticamente e não haverá liberação de preços em nenhuma outra loja. Portanto, 80% dos itens foram automáticos.

Chega um produto que está marcado no mercadológico que NÃO É DE LIBERAÇÃO AUTOMÁTICA, depois de rodar a rotina acima, este e outros produtos que estão nesse comportamento ficarão na tela do gestor de preços. Se o gestor liberar o preço mantendo a margem cadastrada no sistema (sem mexer na margem cadastrada), acontecerá o mesmo que acima (existindo a tolerância cadastrada) e nas demais lojas não haverá liberação de preços.

Chega o produto na mesma situação acima, só que o gestor muda a margem e libera para todas as demais lojas. Quando ele finalizar todas as liberações, bastará cancelar as liberações nas demais lojas. Portanto, é uma sequência que agiliza sobremaneira o serviço:

1) Realiza a liberação automática;
2) Realiza a liberação dos produtos negociados;
3) Cancela as liberações nas demais lojas;