Erro Margem Inválida

Erro de Margem Inválida

Ao realizar uma operação de replicação de pedido ou Entrada de Nota Fiscal o sistema apresenta a mensagem de MARGEM INVÁLIDA.

Explicação

Entender o funcionamento do cálculo de margem líquida do sistema:


A fórmula de cálculo de preço obtém-se aplicando-se a margem líquida da seguinte forma:

Preço de Venda = Preço de Aquisição / ( 1 - ( Margem% + Impostos, etc,,),

pela própria fórmula (uma equação exponencial tipo f(x) = 1 / ( 1- x) é simples verificar que quando a margem mais o custo operacional mais os impostos forem maior que 100% o valor na fórmula é negativo, o que significa uma margem inviável.

Ou seja, diante dos impostos brasileiros ao se apurar a margem real, existe um valor máximo de margem para o qual o preço de venda fica infinito ou próximo disto para compensar os impostos incidentes.

Por este motivo, existe um limite matemático de margem líquida possível de se aplicar aos produtos. Importante portanto não confundir o conceito o conceito de margem líquida com o conceito de margem markup, onde a margem é aplicada conforme fórmula abaixo:

Markup = Margem x Preço de Custo CMV. Daí a margem pode ser maior que 100%... Isso não acontece na margem líquida por uma inviabilidade matemática.

A medida que a margem liquida aumenta, os preços aumentam exponencialmente para compensar os impostos, daí, não adianta aumentar mais a margem porque os ganhos inviabilizarão os preços praticados.

Como a fórmula é uma equação matemática a medida que a margem sob o preço também irá subir de forma exponencial para cobrir os impostos até o limite de:

Sobra para a aplicação a Margem% = 100% - Impostos % - % Custo Operacional =

Portanto, se o imposto for 18% de ICMS na saída e o IRPJ/CSLL/PIS/COFINS forem 10,25% juntos, teremos a possibilidade de uma margem máxima de 100% - 18% - 10,25% = 56,99% porque se for 57% teremos zero ou próximo a infinito que é uma singularidade matemática.


  1. Basta rever a margem para um valor aceitável.

Solução


A margem pode ser corrigida pela estrutura mercadológica do produto ou pela política de preço, basta reduzir seu valor que solucionará o alerta de erro de margem.