...
Após realizar a autorização de recepção via xml vide Entrada de Nota Fiscal via XML e Manual, na aba Relação de Produtos, marcar a flag devolução e preencher com a quantidade do produto a ser devolvida:
...
Clicar em Incluir, informar o Cnpj CNPJ do fornecedor, natureza de operação, CFOP e Custo (Normalmente a devolução de compra é realizada com o Custo NF)
Clicar no Incluir, para inserir os itens (PLU) a serem devolvidos, quantidade e confirmar o valor e e valor unitário, após inserir os dados clicar em Confirmar.
Na aba financeiroFinanceiro, informar o prazo para que o fornecedor liquide a devolução e conferir os impostos calculados pelo sistema.
Observação: Quando o estabelecimento for optante da Lei 5005, e o produto tiver FCP, o valor de FCP será zerado, pois não pode ser destacado conforme Lei, o cliente deverá preencher o valor de FCP como ODA de forma manual e descrever na observação da nota.
Na aba Informação Adicional, clicar em Buscar as Últimas 10 (Dez) NF de Compra dos Produtos, caso nao não tenha ainda inserido nenhuma nota de entrada, inserir a informação manualmente no campo acima (Chave Nfe, Mod., Série, Número, Emissão) e incluir.
...
Selecionar a nota de entrada e clicar em exportar
Clicar em Gravar Nota, caso tenha se houver mais itens para exportar ir fazer um a um.Tambem pode ser utilizado o gravar parcial, caso precise concluir a nota em um outro momento., prosseguir selecionando para cada item a nota fiscal corresponde.
Após exportar as notas de entrada correspondentes a operação de devolução de compra, clicar em Gravar Nota para emitir a nota fiscal.
Observação: O Botão Gravar Parcial, permite que a nota seja gravada, mas não será emitido ainda a Nfe, então o cliente pode utilizar o recurso sempre que precisar digitar a nota em etapas.
- A Devolução de Compra também pode ser feita na operação de Troca com Indenização por Verba, verifique mais informações no Controle de Quebra e Troca.
Observação: Na operação de devolução de compra, produtos que são de substituição tributária não devem destacar Base Icms ST e valor Icms ST na nota fiscal, quando o estabelecimento for substituído, o valor da ST deve ir como ODA.
Para isso temos o parâmetro "Transferir o Valor do ST para ODA nas Operações de Devolução/Saida," onde o sistema automaticamente transfere o valor da ST para ODA e não gera base e valor de st na nota.
Segue exemplo:
O sistema calcula a BaseST e Valor ST, mas ao gerar a nota é transferido para ODA e especificado na observação tudo de forma automática, bastando utilizar o parâmetro.