...
Após realizar a autorização de recepção via xml vide Entrada de Nota Fiscal via XML e Manual, na aba Relação de Produtos, marcar a flag devolução e preencher com a quantidade do produto a ser devolvida:
...
Na aba Financeiro, informar o prazo para que o fornecedor liquide a devolução e conferir os impostos calculados pelo sistema.
Observação: Quando o estabelecimento for optante da Lei 5005, e o produto tiver FCP, o valor de FCP será zerado, pois não pode ser destacado conforme Lei, o cliente deverá preencher o valor de FCP como ODA de forma manual e descrever na observação da nota.
...
Observação: O Botão Gravar Parcial, permite que a nota seja gravada, mas não será emitido ainda a Nfe, então o cliente pode utilizar o recurso sempre que precisar digitar a nota em etapas.
- A Devolução de Compra também pode ser feita na operação de Troca com Indenização por Verba, verifique mais informações no Controle de Quebra e Troca.
Observação: Na operação de devolução de compra, produtos que são de substituição tributária não devem destacar Base Icms ST e valor Icms ST na nota fiscal, quando o estabelecimento for substituído, o valor da ST deve ir como ODA.
Para isso temos o parâmetro "Transferir o Valor do ST para ODA nas Operações de Devolução/Saida," onde o sistema automaticamente transfere o valor da ST para ODA e não gera base e valor de st na nota.
Segue exemplo:
O sistema calcula a BaseST e Valor ST, mas ao gerar a nota é transferido para ODA e especificado na observação tudo de forma automática, bastando utilizar o parâmetro.