(Assista também webinar no nosso canal do Youtube https://www.youtube.com/watch?v=jRCmEHiLP5s )
Este manual tem por objetivo demonstrar onde fazer as correções das divergências da entrada de nota e dicas para facilitar a verificação.
Reforçamos que a recomendação é que toda e qualquer parametrização fiscal feita no sistema seja acompanhada pela Contabilidade responsável pelo seu Estabelecimento.
Tela de Divergências da Entrada de notas:
Base de cálculo ICMS, valor do ICMS: Conferir CST, Alíquotas e redução para produtos cst 20 e 70.
Base de cálculo ICMS Subst… Valor do ICMS Subst: Esta divergencia aparecerá para produtos com CST 10, 70 e 60. Verifique o CST, a alíquota de ICMS, se é IVA ou pauta, Alíquota de ICMS ST, FCP, FCPST, redução(para os casos de CST 70) e se fornecedor está com a flag de substituto tributário marcada da nota é o mesmo do configurado sistema.
Cadastro Ambiente Fiscal - Produto com Substituição Tributaria
IVA. Identificar IVA da nota e preencher no ambiente de compra e venda da figura fiscal.
Pauta. Verificar se a figura fiscal está marcada como pauta no ambiente de compra e venda e incluir o valor da pauta em financeiro/tabelas auxiliares/ Valor de pauta do produto.
ICMSST: Na nota o ICMSST aparece como pIcmsSt, o local para incluir esta alíquota é na alíquota ICMS no ambiente de venda da figura fiscal.
FCP e FCPST. Entrada de notas - O que é FCP e onde parametrizo esse imposto?
Fornecedor substituto tributário. Entrada de notas - Onde marcar que um fornecedor Substituto Tributário
Valor do ICMS FCP: Identificar produtos que tem FCP e fazer correção no campo FCP do ambiente de compra da figura fiscal.Entrada de notas - O que é FCP e onde parametrizo esse imposto?
Valor do ICMS FCPST: Identificar produtos que tem FCPST e fazer correção no campo FCP do ambiente de venda da figura fiscal.Entrada de notas - O que é FCP e onde parametrizo esse imposto?
Valor retido de ICMS: Configurando Ambiente Fiscal para o Calculo de Retenção de ICMS
ODA,Seguros e Frete: Verificar se os cálculos de ODA,Seguros e Frete e desconto fazem parte do cálculo de base do ICMS.
Valor do IPI:
Outras situações
FSIST- Verificação mais detalhadas referente de tributação de produtos, como IVA, pIcmsST,BcIcmsSt,vIcmsSt, pRedBC. Entrada de notas - Utilizando o FSIST como ferramenta de apoio
Planilha SAC F11. Ao verificar as Divergências da Entrada de Nota é possível abrir uma planilha com informações mais detalhadas quanto ao cálculo realizado pelo sistema, basta apertar F1. Desta maneira, é possível conferir a tabela com a nota fiscal para verificar aonde as informações se divergem.
Segue uma tabela que mostra aonde checar se os valores estão iguais ou divergentes:
Planilha SAC F1 | NFE | Sefaz |
Base ICMS | B.Calc.ICMS | Base de Cálculo do ICMS Normal |
Vl.Icms | Valor ICMS | Valor do ICMS Normal |
lucro | IVA | Percentual do MVA do ICMS ST |
imposto | vIcmsST | Valor do ICMS ST |
Pauta | Pauta | Percentual do MVA do ICMS ST. Na modalidade tem que estar informando a opção 5 - pauta(valor) |
Aliq.FCP | Percentual Fundo de combate a pobreza(FCP)(Sefaz) | |
Aliq.FCPST | Percentual de FCP retido por Substituição Tributária(Sefaz) | |
Base IcmsST | BcIcmsST | Base de Cálculo do ICMS ST |
Substituição | pIcmsST | |
Red | pRedBC | Percentual Redução de BC do ICMS ST |
3. Origem da mercadoria Se atentar à origem da mercadoria. Quando o produto for importado, no cadastro de produto deve ser marcado a origem de mercadoria como estrangeira (Estrutura Mercadológica/ produto/seleciona o produto/ aba dados/ Origem de mercadoria).
a. Ao Fazer essa seleção na entrada de nota o sistema acatará a tributação informada na figura fiscal, deverá preencher a alíquota do produto no campo selecionado na figura abaixo.
b. Na nota você conseguirá identificar no campo de CST, conforme no exemplo abaixo, o primeiro é o 510 então sua origem deve ser a de número 5.
4. Produtos em grade. Outra situação que pode ocorrer é fazer a correção da figura fiscal ou variação e o erro persistir. Nesse caso, o produto em grade pode estar com outra parametrização. Recomendamos para os casos que a figura fiscal seja a mesma do produto principal que o produto da grade fique em branco para puxar da principal.
5. Valor de ODA/Seguro/Frete.
O Valor de ODA/Seguro/Frete também pode interferir na nota. Para os casos em que seus valores não se integrarem à Base ICMS/IPI deve-se selecionar a Flag identificada abaixo:
6. IPI Para os casos em que incidem o calculo de IPI, a natureza deste produto deve ser marcada apropriando este valor na Base ICMS .
7. Tolerância para recebimento.Tolerância de Recebimento
8. Divergencia de ICMS ST para fornecedor interestadual
Quando se trata de um fornecedor interestadual e a Base de ICMS ST está batendo, você deve verificar na planilha se a coluna substituição está de acordo com o pICMSST da nota.
Caso esteja divergente e na figura fiscal de origem e destino desse produto esteja correta, você deve verificar a operação interna, no caso da figura abaixo TO-TO. No ambiente de venda verificar a alíquota de ICMS e corrigir conforme a nota se estiver errada.
Caso a empresa seja um substituto tributário deverá usar o campo localizado na parte inferior da figura fiscal para fazer o preenchimento ao invés da parte superior que é voltada para o varejo
9. Relacionado a retenção de serviços, consultar as instruções no manual a seguir: Configurando Ambiente Fiscal para o Calculo de Retenção de ICMS
10. Notas do Simples Nacional
i. Quando o Regime de tributação do fornecedor for do Simples Nacional, deve-se preencher o CSOSN, conforme abaixo:
ii. Caso a figura seja voltada somente para produtos do simples nacional no campo CST deve-se preencher com a CST 40 ou 41, caso seja uma figura fiscal para ambos regimes a CST deve ser preenchida na entrada da nota (Estoque/recebimento/Entrada de nota/aba relação de produto/abrir cada produto e fazer alterações), conforme abaixo:
11. Como resolver entrada de nota, quando o fornecedor não descreve a redução do ICMS na nota.
Segue o link que auxilia nesse processo: Como resolver entrada de nota, quando o fornecedor não descreve a redução do ICMS na nota.
12. ICMS Desonerado
Segundo a Lei 10.147/00, alguns produtos possuem o ICMS Desonerado e para ser identificado quais são estes, basta verificar se consta esta informação nos dados adicionais da nota, conforme identificado abaixo.
Também é possível identificar no site da Sefaz.
A divergência que aparecerá, será exatamente este valor de ICMS desonerado.
Procedimento aplicado para incluir o desconto nos itens com benefício do ICMS Desonerado
Na aba Relação de Produtos, clique duas vezes no item e no campo Desc. Total informe o VLR.DISPENSADO e clique em Salvar. Veja exemplo abaixo:
Efetue o procedimento orientado acima em todos os itens com o benefício.
Após, na aba Dados, campo Desconto dos Produtos (Opcional) informe o valor referente ao ICMS Desonerado:
Feito isso, ao verificar Divergência a diferença será corrigida.
13. Redução sem o depara
Para os produtos com CST 020 existe uma redução a ser incluída na figura Fiscal. Para verificar o valor da redução dos produtos basta abrir a nota completa no FSIST ou entrar no site da Sefaz.
Ao pegar o valor da nota deve-se deduzir por 100 para ser preenchido.
Exemplo:
Na nota a redução é de 61,11%, ao preencher no ambiente fiscal o valor a ser colocado é 100-61,11= 38,89. Conforme imagem abaixo, tanto no ambiente de compra e de venda. Nesse caso, a alíquota final será de 7%.
A maneira apresentada acima é a padrão, todavia existem alguns casos que não será necessário fazer a dedução por 100, bastando apenas informar o mesmo valor da redução que consta na nota fiscal.
15. Base de ICMS Dobrada (Lei nº 8.248)
Existem alguns casos conforme a imagem abaixo que apresentam divergencia na Base de Cálculo ICMS e a diferença entre a nota e o sistema é o mesmo valor da base de ICMS, isso acontece pela base de calculo estar dobrada seguindo os parâmetros da lei nº 8.248/1991. o Valor que consta no sistema é exatamente o dobro do que consta na nota.
Para corrigir isso, basta identificar qual o produto está gerando a base duplicada, ir em sua figura fiscal(Financeiro/tabelas auxiliares/Figura Fiscal/Produto)
No ambiente de compras deve-se verificar se a flag ”Base de ICMS Dobrada (Lei nº 8.248)” está marcada. Se esse produto não se aplicar a esta lei deixe-a desmarcada.
15. Valores: ODA,Vendor,Desconto, Extra, Alíquota e Redução(a concluir).
16. Duplicidade de PLU(a concluir)
17. Há possível divergencia entre CFOP x CST
18. Cálculo do CST