Como fazer a verificação e reprocessamento de NFC-e no Guardião?

Este artigo tem como finalidade detalhar o processo de verificação das NFC-e que não estão no Sac Gerencial. Pode ser utilizado para fazer o reprocessamento das vendas e das NFC-e.

Desde já informamos que é de extrema importância fazer backup do PDV e manter as aplicações atualizadas.

  • Sac Gerencial 2.7.38c ou superior
  • NFCe Lumi 2.25 (Guardião) e NFCeCom 7.7 ou superior
  • Guarda 5.1 e GuardaCom 14.7 ou superior
  • PDVLumi 5.1.057 e PDVCom 5.36

Verificação de NFC-e 

Para fazer a verificação abra a aplicação NFC-eLumi (Guardião) e acesse o menu:

Sistema > Manutenção > Auditoria NFC-e


Em seguida acesse a opção "Verificar":


Selecione o Estabelecimento, PDV e uma das opções: Período (deve-se informar a data inicial e a data final tem que ser no mínimo dez dias antes da data atual) ou Nº NFC-e .


O Sistema irá verificar as NFC-e no Banco de Dados, caso alguma NFC-e ou sequência de NFC-e não for encontrada no Banco de Dados o Sistema solicitará o arquivo XML ao PDVLumi.


Será apresentada no filtro da auditoria as NFC-e que foram solicitadas a confirmação da verificação a NFC-e que não for encontrada e for solicitada ao PDV. Primeiramente a NFC-e será apresentada com o Status "Solicitado" (este status representa que a NFC-e foi solicitada ao PDV e ainda não teve retorno do PDV) , assim que for retornada do PDV com o Status "Pendente", neste status é necessário o envio da NFC-e para a SEFAZ para verificar se a nota está autorizada. Para isso maque as NFC-e, clique na opção "Enviar" e confirme o envio: 

Caso essa NFC-e esteja totalmente correta sem nenhuma pendência o Sistema irá apresenta-la com o Status "Processado", caso contrário irá apresenta-la com outro Status que deve ser verificado, ou seja, os outros status não devem possuir nenhuma NFC-e.

FAQ relacionada: Como fazer o reprocessamento das Vendas?