Tabela de Fornecedor

Este documento, tem o intuito de conceituar e demonstrar o processo que deve ser realizado na criação da tabela de fornecedor.

A tabela de fornecedor é utilizada para que se possa firmar uma tabela fixa de preço de um determinado mix ou categoria de produtos com um fornecedor específico. Normalmente é a atrelada ao Contrato de Fornecimento , mas pode também ser feita de forma avulsa. Essa tabela determina que eu só posso comprar esses produtos pelo preço previamente estabelecido entre as partes.

Para criar a tabela de fornecimento, devemos acessar: Compras - Gestão de Preço - tabela de fornecedor.

Ao acessar o módulo, você deve escolher se a tabela será feita de forma geral que pode ser utilizada tanto para um estabelecimento ou para um grupo, ou fazer de forma mais específica para cada estabelecimento individualmente.

 

1 - Tabela geral: Que pode ser utilizada por uma, ou todas as lojas do grupo.

2 - Caso seja uma tabela específica por estabelecimento, deve-se selecionar o estabelecimento desejado, onde será firmado os valores fixos da tabela.

3 - A partir da versão 2.7.63 será possível incluir a tabela de fornecedor por regional, criando a tabela por regional os preços do fornecedor serão replicados para todos os estabelecimentos que pertencem a regional selecionada.

Após selecionar a opção desejada, o sistema abrirá uma tela de filtro onde eu posso incluir, alterar, imprimir, ficha de digitação (caso queira imprimir a tabela e preencher a mão os valores) ou excluir ou pesquisar um determinada tabela. Para incluir (criar) uma nova tabela, basta clicar na opção “incluir” e teremos a seguinte tela:

  1. Selecionar o fornecedor.

  2. Informar o período de validade do contrato de fornecimento. Indica-se que este período varie de 15 a 30 dias, devido a volatilidade dos preços e o giro dessa mercadoria. Podendo então, criar contratos curtos e mais flexíveis. Assim, como, a condição de pagamento e o prazo de entrega.

  3. Incluir os produtos que deseja fixar o preço de compra fornecedor selecionado. Podemos utilizar tanto o PLU - código de barras - ou referência do fornecedor para procurar o produto.

  4. Indicar o fator de conversão de embalagem (se é caixa, und, etc).

  5. Indicar o valor fixado (valor acordado entre o estabelecimento e o fornecedor).

  6. Incluir. Assim vai se gerando a lista de produtos e os seus valores fixados.

Feito isso, podemos salvar a tabela. Após ser gerada pode ser impressa também.