/
Como Criar uma Natureza de Operação (CFOP)?

Como Criar uma Natureza de Operação (CFOP)?

 

Este documento tem o objetivo de fornecer instruções claras e objetivas para a criação de uma Natureza de Operação (CFOP) no sistema.

Passo a Passo:

  1. Acessar o Módulo Financeiro:

    • No menu principal, selecione o módulo financeiro.

  2. Acessar Tabelas Auxiliares:

    • Navegue até a seção de Tabelas Auxiliares dentro do módulo financeiro.

  3. Selecionar Natureza de Operação:

    • Escolha a opção "Natureza de Operação" para visualizar ou adicionar novas entradas.

  4. Incluir Nova Natureza de Operação:

    • Clique em "Incluir" para adicionar uma nova Natureza de Operação.

    • Descrição: Defina uma descrição definindo o tipo de operação, como "Devolução de Compra" ou conforme orientado pela contabilidade.

    • Comportamento: Defina como essa natureza vai se comportar, indicando se é uma CFOP normal, de devolução, entre outras opções.

    • Tipo de Operação: Indique se é uma operação de entrada ou saída (por exemplo, "Espécie: normal, Natureza: entrada" para uma compra para revenda, ou "Espécie: devolução, Natureza: saída" para devolução).

  5. Configurações de Tratamento:

    • São várias flags onde você pode configurar como deseja tratar essa natureza de operação. As principais flags são:

      • Gerar Financeiro: Existem três opções:

        1. Não gerar financeiro (não gera um título ou duplicata).

        2. Gerar financeiro em nome do destinatário (gera um título para você mesmo, no caso de uma nota de entrada irá gerar como um contas a pagar, já no caso de uma nota de saída, um contas a receber.

        3. Gerar financeiro em nome do remetente (emite um título para o fornecedor, no caso de uma nota de entrada irá gerar como um contas a pagar, já no caso de uma nota de saída, um contas a receber.

      • Movimentar Estoque: Marque essa flag para operações que envolvem produtos, indicando se o produto está saindo ou não do estoque.

      • Disponibilizar impressão de Boleta: Marque para que essa seja uma natureza de operação de saída onde irá gerar boletos para o destinatário da nota.

      • Baixar saldo de acordo comercial: Marcar apenas para naturezas de bonificação de entrada, para que, no momento do cadastro do pedido, o sistema obrigue o comprador a informar o acordo comercial relacionado àquela bonificação, obrigando assim a ter acordos comerciais justificando todas as bonificações.

      • Apropriar IPI na base de ICMS: Alguns fornecedores podem integrar o valor do IPI do produto para calcular o ICMS e isso causa divergência na nota de entrada, nesses casos o valor do IPI irá coincidir com o valor de divergência de base de cálculo de ICMS. Para estes casos deve ser criada uma natureza de operação específica para ser utilizada apenas para estes fornecedores.

      • Solicitar autorização (NF Avulsa): Com esta flag marcada, ao tentar utilizar essa nota na tela do “Nota avulsa”, o sistema irá solicitar senha de supervisor para liberar o uso.

  6. Configurações CFOP:

    • Código da Operação: Informe o código da operação como especificado na nota e na escrita fiscal. Atenção, se estiver incluindo uma natureza de operação de entrada, no campo nota irá preencher a CFOP conforme a nota, começando com os números “5” para operações dentro do estado ou “6” para operações entre estados diferentes, já no campo escrita irá informar a CFOP que deve ser registrada como entrada, iniciando com os números “1” para dentro do estado ou “2” para operações de fora do estado.
      Exemplo: Se é uma nota de entrada e a fornecedor mandou a CFOP 5102, então no campo nota irá preencher com 5102, já no campo escrita irá preencher com 1102.
       Vale ressaltar que não são em todos os casos que precisará apenas substituir o número inicial, há CFOP’s onde a de saída e de entrada não são equivalentes a partir do segundo dígito, por exemplo, a CFOP 5405 no campo escrita não será preenchida como 1405 e sim 1403. Em caso de dúvidas consulte sua contabilidade.

    • Situação Fiscal: Existem CFOP’s destinadas exclusivamente para produtos com substituição tributária ou tributadas integralmente, então neste campo indique se é geral, tributada ou com substituição.

    • Operação Interestadual ou Importação: Informe se a operação é interestadual ou de importação ou deixando ambas desmarcadas a operação será interna, ou seja, dentro do próprio estado.
       Lembrando que CFOP’s começadas com os números “1” ou “5” são internas, ou seja, dentro do próprio estado, CFOP’s começadas em “2” ou “6”, são interestaduais, operações de um estado para o outro e “3” ou “7” para importações.

    • Crédito/Débito de ICMS e PIS/COFINS: Especifique se há crédito/débito desses impostos.

    • OBS: Todas as informações devem ser confirmadas com a contabilidade do estabelecimento.
      Também não deve haver CFOP’s duplicadas dentro de uma mesma natureza de operação, por exemplo, ter duas CFOP’s 5102 inseridas, mas uma com a situação tributado e outra como geral, neste caso deve excluir uma delas para que fique apenas uma para cada CFOP.

  7. Lançamento Contábil e Financeiro:

    • Estabelecimento: Sempre selecione o "Default", pois o sistema trabalha com o mesmo tipo de lançamento para todas as empresas.

    • Tipo de Lançamento: Escolha um tipo de lançamento para alocar a natureza de operação, movimentando ativos (dinheiro). Caso não exista um tipo de lançamento adequado, você pode criar um novo.

  8. Finalizar e Salvar:

    • Clique em "Incluir" para selecionar o estabelecimento e o tipo de lançamento e, em seguida, salve as informações.

 

Perguntas frequentes

  1. “Não está aparecendo a natureza de operação na autorização de recepção, no momento de incluir a nota fiscal de entrada, o que eu faço?”


 Resposta:

  • Verifique as CFOP’s descritas na nota fiscal do fornecedor, siga até o cadastro de natureza de operação em “Financeiro>tabelas auxiliares>Natureza de operação”.

  • Altere a natureza que deseja utilizar na entrada de notas é vá na aba CFOP.

  • Agora identifique se a CFOP que está na nota, está cadastrada, não estando basta incluir esta, caso já esteja cadastrada, verifique se não há um cadastro duplicado de CFOP’s, nesta tela poderá ter apenas uma inclusão de cada CFOP. Se for este o caso exclua a que estiver incorreta.

  • Após as correções, salve as alterações e realize a importação da nota novamente na autorização de recepção.

  1. “Estou fazendo uma nota avulsa e não está aparecendo a Natureza de operação que preciso usar, o que fazer?”

  • Verifique o estado do destinatário da nota, se é um cliente ou fornecedor de outro estado. Sendo de outro estado vá até o cadastro de natureza de operação em “Financeiro>tabelas auxiliares>Natureza de operação”.

  • Altere a natureza que deseja utilizar na entrada de notas é vá na aba CFOP.

  • Veja se há CFOP’s começadas com “2” no caso de nota de entrada ou “6” no caso de saída, no campo nota, caso não tenha inclua uma nova CFOP, caso já tenha uma CFOP com esse número inicial, verifique se está marcado como “SIM” na coluna “Inter”, caso não esteja, exclua e inclua novamente marcando a flag “Interestadual”.

  1. “Onde defino a natureza de operação que será usada em operações como lançamento de perda ou quebra, consumo interno, troca de produto de fornecedor na tela de lançamento de troca ou expedição de venda?”

  • Estas naturezas são definidas no setup do estabelecimento em “Cadastro> Cadastro de estabelecimento>Estabelecimento”. Selecione a empresa e depois pesquise o estabelecimento que deseje parametrizar. Em seguida clique em “Setup” no menu superior e vá até a aba “NF(4)”. Neste menu encontrará as definições de naturezas utilizadas em “Consumo interno/Conversão em matéria prima”, “quebra identificada”, “Transferência de devolução”, “Venda de devolução” e “Expedição de venda diretas”.

  1. “Onde defino a natureza de operação que será utilizada na nota fiscal de troca de fornecedor?”

  • - Estas naturezas são definidas no setup do estabelecimento em “Cadastro> Cadastro de estabelecimento>Estabelecimento”. Selecione a empresa e depois pesquise o estabelecimento que deseje parametrizar. Em seguida clique em “Setup” no menu superior e vá até a aba “NF(5) e o primeiro parâmetro é a seleção da natureza utilizada na emissão de notas de troca de fornecedores.

Related content

Natureza de Operação
Natureza de Operação
More like this
Relatório Fundo de Combate a Pobreza
Relatório Fundo de Combate a Pobreza
More like this
Solicitar CPF no PDVLumi
Solicitar CPF no PDVLumi
More like this
Entrada de notas - O que é FCP e onde parametrizo esse imposto?
Entrada de notas - O que é FCP e onde parametrizo esse imposto?
More like this
Como resolver a mensagem "Tipo de Lançamento da Natureza de Operação Inexistente"?
Como resolver a mensagem "Tipo de Lançamento da Natureza de Operação Inexistente"?
More like this