/
Rejeições em NF

Rejeições em NF

·         Como resolver a Rejeição 210? IE do destinatário inválida – Nfe
Para resolver a Rejeição 210: IE do destinatário inválida, informe o campo IE com o valor correto da inscrição estadual do destinatário. O problema pode estar no tamanho do campo (2 à 14 caracteres), composição da IE ou digito verificador inválido. 
Para confirmar a inscrição estadual do destinatário, vá até o cadastro seja um fornecedor ou um cliente, e compare a inscrição estadual dele a inscrição estadual do SINTEGRA  do seu estado no site: SINTEGRA

·         Como resolver a Rejeição 202? Falha no reconhecimento da autoria ou integridade do arquivo digital – Nfe
Para resolver a Rejeição 202: Falha no reconhecimento da autoria ou integridade do arquivo digital, segundo a SEFAZ, é necessário corrigir a estrutura de envelopamento do XML. Porém, na maioria das vezes, esta rejeição indica uma falha técnica no servidor da SEFAZ. Neste caso, basta aguardar que os servidores da Secretaria da Fazenda se estabilizem e enviar a nota novamente.

·         Como resolver a Rejeição 217? NF-e não consta na base de dados da SEFAZ – Nfe
Para resolver a Rejeição 217: NF-e não consta na base de dados da SEFAZ, será necessário consultar a chave de acesso da NF-e em questão no portal nacional da SEFAZ ou no portal estadual da SEFAZ. Caso não encontrada no portal nacional consulte também no portal estadual.
Com o resultado da consulta em mãos, podemos seguir por dois caminhos:

  1. Com a NF-e autorizada na SEFAZ, muito provavelmente a consulta está sendo executada no ambiente errado, a nota está autorizada no ambiente de produção enquanto a consulta está no ambiente de homologação. Logo a solução é verificar o porque dessa diferença.

  1. Com a NF-e não autorizada na SEFAZ, isso pode significar que a NF-e pode não ter sido emitida ou ainda não foi sincronizada junto a SEFAZ de origem. Também pode ocorrer dos servidores da SEFAZ estarem passando por problemas e no momento da consulta a rejeição está ocorrendo, e nesse caso vai ser preciso aguardar a normalização do serviço.

·         Como resolver a Rejeição 218? NF-e já está cancelada na base de dados da Sefaz – Nfe
Entre em contato com o fornecedor e verifique o motivo da nota ser ter sido cancelada e se houve a emissão de uma outra nota para substituir. Não receba o produtos da nota até que tenha uma nota fiscal vigente.

 

 

·         Como resolver a Rejeição 327? CFOP inválido para Nota Fiscal com finalidade de devolução de mercadoria – Nfe
A Rejeição (327):"CFOP inválido para Nota Fiscal com finalidade de devolução de mercadoria", indica que ao emitir uma NF-e de devolução (tag:finNFe=4) deve-se obrigatoriamente informar um CFOP de devolução para os produtos da NF-e. Caso contrário a rejeição 327 irá ocorrer.
Sempre que a NF-e   gerada for de devolução de mercadoria (finNFe=4) é obrigatório informar um CFOP de devolução de mercadoria, caso contrário a nota será rejeitada com base na regra de validação supramencionada.
Neste caso, verifique a natureza de operação utilizada se está marcada como devolução e se utilizou as CFOP’s adequadas.

·         Rejeição 508: CST incompatível na operação com Não Contribuinte
A Rejeição (508): "CST incompatível na operação com Não Contribuinte", indica que ao emitir uma NF-e com o campo IndIEDest=9, não contribuinte do ICMS, e o campo CST do ICMS receber um valor diferente de 00, 20, 40, 41, 60. Será retornada a rejeição 508. Segue descrição dos CST´s:

00 - Tributada Integralmente

20 - Com Redução da Base de Cálculo

40 - Isenta

41 - Não Tributada

60 - ICMS Cobrado Anteriormente por Substituição Tributária

·         Rejeição 518: CFOP de entrada para NF-e de saída
A Rejeição (518):"CFOP de entrada para NF-e de saída", indica que ao emitir uma NF-e de saída foi indicado nos itens da mesma CFOP´s de entrada que iniciam por 1, 2 ou 3. E nesse caso a rejeição irá ocorrer.

 

Na prática, o que isso significa?

 

Isso significa que foi enviada uma NF-e com o CFOP de um ou mais itens errados, ou então, o campo tpNF (0 - Entrada / 1 - Saída), que se refere ao tipo da nota, ter sido informado incorretamente.

 

·         Rejeição 519: CFOP de saída para NF-e de entrada
A Rejeição (519):"CFOP de saída para NF-e de entrada", indica que ao emitir uma NF-e de entrada, foi utilizado CFOP de operação de saída (que iniciam por 5, 6 ou 7) em um ou mais itens. E nesse caso a rejeição 519 irá ocorrer.

 

Na prática, o que isso significa?

 

Que na emissão de uma NF-e devemos manter a correspondência entre o tipo da nota (Entrada ou Saída) com o tipo do CFOP indicado nos itens, caso contrário a nota será rejeitada pela SEFAZ.

·         Como resolver a Rejeição 546? NF-e de devolução com valor do ICMS superior a NF-e devolvida
Se NF-e de Devolução  Valor total do ICMS da NF-e de Devolução) maior que o
somatório do valor correspondente das NF-e referenciadas. Então verifique se os itens que foram relacionados na nota de devolução correspondem aos itens da nota que está devolvendo, verifique também se os valores e CST’s estão de acordo com a nota de entrada.

·         Rejeição 573: Duplicidade de Evento
Todos os processos realizados em uma nota fiscal são registrados como eventos na SEFAZ e neste caso a ação que está realizando já foi registrada na sefaz. Verifique se realizou algum dos processos a seguir:
1- Ao emitir um evento de cancelamento para determinada NF-e que já foi cancelada.

2- Ao emitir uma carta de correção (CCe) para determinada NF-e que já possui um evento de carta de correção vinculado e com o mesmo número sequencial ao qual está sendo enviado novamente.

3 -Ao emitir um evento de confirmação do destinatário para determinada NF-e que já possui o mesmo vinculado a ela.

 

Caso tenha dúvidas se o evento já foi registrado ou não, consulte a nota fiscal por portal nacional da nota fiscal eletrônica.

 

·         Rejeição 632: Solicitação fora de prazo, a NF-e não está mais disponível para download

A Sefaz só disponibiliza NF’s para download realizado direto pelo sistema nos servidores dela pelo prazo de 10 dias após a emissão. Após este período é necessário realizar o download do XML manualmente no portal da NF-e: https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consultaRecaptcha.aspx?tipoConsulta=resumo&tipoConteudo=7PhJ+gAVw2g=

·         Rejeição 693: Alíquota de ICMS superior a definida para a operação interestadual
Caso o emitente seja de um Estado da Região Sul ou Sudeste (exceto Espirito Santo) e emitir NF-e para Destinatário localizado nos Estados do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Espirito Santo, com valor da alíquota (pICMS) do ICMS maior que 7.00%.

Caso o valor da Alíquota do ICMS for maior que 12.00% para os demais casos.

Verifique a alíquota utilizada em “Financeiro > Tabelas auxiliares >  Tributação de impostos Default”

·         Rejeição 778: Informado NCM inexistente
Para resolver a Rejeição 778, verifique se o valor informado no campo NCM é um valor válido. É necessário que o NCM esteja na tabela disponibilizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC.

Para descobrir se o código NCM de uma mercadoria está vigente, consulte a NCM On-line do Sistema Classif do Portal Único do Comércio Exterior.

 

·         Rejeição 805: A SEFAZ do destinatário não permite Contribuinte Isento de Inscrição Estadual

A Rejeição (805):"A SEFAZ do destinatário não permite Contribuinte Isento de Inscrição Estadual", indica que ao emitir um NF-e com o Contribuinte Isento de Inscrição Estadual em um estado (UF) que não permite que os destinatários tenham a indicação de contribuinte isento. Caso seja informado no cadastro do fornecedor que não é um contribuinte de icms para os estados abaixo a rejeição 805 irá ocorrer.

 

Os estados que não permitem destinatários sendo contribuintes isentos: AM, BA, CE, GO, MG, MS, MT, PE, RN, SE, SP e PA.

 

·         Rejeição 866: Ausência de troco quando o valor dos pagamentos informados for maior que o total da nota
Quando ocorrer este erro solicitamos que abra um chamado no nosso portal, informando a nota, o módulo onde emitiu a nota e um acesso remoto para analisarmos.

·         Como resolver a Rejeição 928? Informado código de benefício fiscal para CST sem benefício fiscal [nItem: ]
Se informado CST e informado código de benefício fiscal: Verificar se CST não possui código de benefício fiscal, conforme tabela de código de benefício fiscal por UF publicada no Portal Nacional da NF-e da Fazenda da respectiva UF.

·         Como resolver a Rejeição 930? CST com benefício fiscal e não informado o código de benefício fiscal [nItem:]
Se informado CST e não informado código de benefício fiscal: - Verificar se CST exige código de benefício fiscal (tag: cBenef), conforme tabela de código de benefício fiscal por UF publicada no Portal Nacional da NF-e da Fazenda da respectiva UF.

·         Como resolver a Rejeição 596? Rejeição: Evento apresentado fora do prazo: [prazo vigente]
O destinatário deve apresentar uma manifestação conclusiva dentro de um prazo máximo definido, contados a partir da data de autorização da NF-e. Por isso, essa rejeição acontecerá toda vez que você estiver enviando um evento de manifestação do destinatário, e o intervalo entre a data de emissão do documento em relação à data do evento for maior que os prazos em vigor, descritos na tabela abaixo:

Ciência da Operação

10 dias contados a partir da data de autorização da NF-e

Confirmação da Operação

180 dias contados a partir da data de autorização da NF-e

Desconhecimento da Operação

180 dias contados a partir da data de autorização da NF-e

Operação Não Realizada

180 dias contados a partir da data de autorização da NF-e

·         Rejeição225: Falha no Schema XML do lote de NFe

 

Related content

Cupom de Sorteio - PDVLumi
Cupom de Sorteio - PDVLumi
Read with this
Rejeição de NF-e relacionada a alíquota interestadual
Rejeição de NF-e relacionada a alíquota interestadual
More like this
Erro ao buscar informação da NF-e.
Erro ao buscar informação da NF-e.
More like this
Erro ao Cancelar Nota - Motivo 217, Rejeição: NF-e não consta na base de dados da SEFAZ
Erro ao Cancelar Nota - Motivo 217, Rejeição: NF-e não consta na base de dados da SEFAZ
More like this
Rejeição 656 - Consumo Indevido
Rejeição 656 - Consumo Indevido
More like this
Alerta ao emitir NF de Quebra Identificada
Alerta ao emitir NF de Quebra Identificada
More like this