Relatório Analise de Desempenho Logístico

Foi liberado na versão 2.7.44c do Lumi Gerencial o relatório Analise de Desempenho Logístico.

Com este relatório o gestor poderá analisar de forma mais assertiva o desempenho quanto as entregas dos pedidos de compras, através dos indicadores de fornecedores que são: OFR (Order Fill Rate), OTIF (On time in full) e OCT (Order Cycle Time).

Para acessar o relatório, Menu Compras - Relatórios - Analise de Desempenho Logístico.

A data para filtro deste relatório é a data de entrega prevista no pedido de compra (liberado).

A flag Comtemplar pedido entregue com data menor da data prevista (OTIF), contemplará os pedidos recebidos (Baseado na data de recebimento da nota) que forem entregue com data menor a data entrega prevista, por padrão este indicador só considera como entregue no prazo, quando a data de recebimento da nota é igual a data prevista de entrega do pedido.

Pode ser feito filtros por estabelecimento, agrupamento e fornecedor.

Vamos ao que traz de informação cada coluna:

Pedido liberado: Total de pedidos liberados, com data prevista de entrega correspondente ao filtro do relatório.

Pedido Recebido: Total de Pedido recebidos integralmente, aqui são considerados também, os pedidos recebidos em notas diferentes, mas no mesmo dia, pedidos com data menor que a entrega prevista, pedidos recebidos com divergência de embalagem.

Pedido na Data: Total de Pedidos recebidos integralmente, em uma só nota fiscal e que a data de recebimento da nota, seja igual a data de entrega do pedido ( ou menor vai depender se a flag foi ou não marcada).

OFR (Order Fill Rate) Taxa de Atendimento de Pedidos: O indicador é calculado pela divisão de pedidos integralmente atendidos pelo total de pedidos expedidos e, em seguida, multiplicados por 100. Por exemplo, se 1.200 pedidos são atendidos integralmente em itens e unidades em um universo de 1.250 pedidos expedidos, teremos um Fill Rate de 96%. Muita atenção: caso o envio de um pedido seja desmembrado em mais de uma entrega, apenas os itens despachados no primeiro envio contam como nível de atendimento do pedido (ex: o cliente pede 10 itens, 7 são atendidos no primeiro dia e 3 somente quatro dias depois. Neste caso, esse pedido tem atendimento de 70% apenas).
O objetivo das empresas, considerando as melhores práticas globais, é alcançar uma taxa de OFR de 99,5%


OFR Fornecedor = Nº de Pedidos Recebidos (No Período)/Nº de Pedidos Liberados.

OTIF - On time in full Taxa de Pedidos Atendidos Integralmente no Prazo: Esse indicador mede a quantidade de pedidos que foram recebidos no prazo (data entrega do pedido = a data recebimento da nota fiscal) e de forma integral ( cuja quantidade entregue foi igual a quantidade pedida e a data de entrega foi igual ou inferior à data de entrega do pedido).


OTIF Fornecedor = Nº de Pedidos Recebidos (No Prazo)/Nº de Pedidos Liberados.

OCT (Order Cycle Time) Ciclo de Entrega de Pedidos: O OCT (Order Cycle Time), ou Tempo de Ciclo de Pedido, é um indicador logístico que mede o tempo total transcorrido desde o momento em que o
cliente confirma o pedido até a sua entrega ao destinatário. Trata-se de uma métrica importante para qualquer negócio, mas que tem uma relevância ainda maior no comércio eletrônico, onde há uma pressão
muito forte para entregas cada vez mais ágeis.


OCT Fornecedor = Média (Data de Entrega - Data do Pedido) e Desvio Padrão.