Entrada de notas:Produtor Rural

É comum a realização de compras de hortifruti sem a emissão da nota fiscal, este manual tem por objetivo demonstrar um dos caminhos para registrar essa compra fiscalmente.

Para a emissão de uma nota fiscal pelo sistema Lumi, basta gerar uma nota avulsa identificando a realização da compra e do comprador, informar que é uma aquisição e identificar os itens. Mais detalhes sobre o nota avulsa confira aqui .

Um ponto interessante é a necessidade de criar uma natureza específica para essa emissão caso a empresa deseja entrar com essa nota no sistema para movimentar o estoque e atualizar o custo de aquisição.

Para isso será necessário criar duar naturezas de operações: uma somente para gerar a nota e outra para movimentar o sistema.

Sendo assim a primeira poderá estar somente com a flag não gerar financeiro e não movimentará estoque pois esse processo será feito quando entrar com a nota no sistema. Esta natureza será utilizada ao gerar a nota avulsa.

 

A segunda natureza será utilizada para entrar com a nota, nesse caso, marcaremos para gerar o financeiro, movimentar estoque e deverá marcar a flag Não integra Fiscal, pois essa nota já será integrada no nota avulsa quando gerou a NF-e.

 

Recapitulando, o primeiro passo é gerar uma nota avulsa identificando a compra e utilizando a primeira natureza de operação criado, após esse processo, entrará com a chave dessa nota no processo normal de entrada de nota utilizando a segunda natureza de operação criada. Caso tenha dúvidas de como entrar com nota no sistema, clique aqui .