Conversão Matéria Prima
Funcionalidade liberada na versão 2.7.66 do Lumi Gerencial - Este módulo foi liberado para atender a necessidade de controlar o estoque de produtos comprados em unidade, mas são utilizados como insumos na unidade variável (kilo, litro).
Para realizar a conversão, é necessário que o produto seja classificado como matéria-prima. Ao marcar o tipo Matéria-Prima, a aba Insumo será habilitada. Nessa aba, devem ser inseridos os itens que compõe o estoque da matéria-prima e seu respectivo fator de conversão. Por exemplo, 1 unidade de Óleo Soya Comigo corresponde a 0,900ML do Óleo Indu, o que significa que ao dar baixa em 2 unidades de Óleo Soya Comigo estará gerando um estoque de 1,8ML do Óleo Indu.
Para gerar o estoque da matéria-prima, acesse o módulo Estoque - Ordens de Produção - Conversão Matéria-Prima. Selecione o Estabelecimento e clique em Incluir. Insira o PLU que é insumo para a matéria-prima, mesmo item inserido no passo anterior como insumo.
Ao finalizar o lançamento, o sistema irá dar saída do PLU inserido e entrada no PLU correspondente à matéria-prima do mesmo. Essa operação não pode ser desfeita; ou seja, se um lançamento incorreto for realizado, apenas um inventário poderá corrigir o estoque.
Os lançamentos ficarão pendentes até que seja realizada a nota fiscal de consumo interno; basta clicar em Nota Fiscal e emitir a nota.