Conciliação Bancária via arquivo OFX

Confira também como fazer esse processo no you tube. Clique nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=VTMKy_3-sbc&t=2s

O recurso conciliação bancária foi criado para permitir que o financeiro realize a conferência dos pagamentos e recebimentos efetuados na conta-corrente do Lumi, a conferência pode ser realizada via arquivo OFX, mas também pode ser realizada sem o arquivo.

Ao finalizar a conciliação o saldo da conta-corrente no Lumi deverá ser igual ao saldo da conta no banco, desta forma o cliente estará seguro que tudo que foi pago e recebido foi de fato lançado no sistema, e após concluir a conciliação os lançamentos no contas a receber e contas a pagar, não poderão ser desfeitos.

Para que a conciliação ocorra, primeiro o cliente já tem que ter criado o banco, conta-corrente, e realizado tanto os pagamentos, como recebimentos, depósitos e transferências, ou seja, todas as transações efetuados na conta do banco, devem ser também realizadas no Lumi.

Para acessar o recurso conciliação bancária vá até o Menu Financeiro - Controle Bancário - Conciliação Bancária

Selecione o Estabelecimento e a conta-corrente que deseja realizar a conciliação

No campo balanço preencher com a data que deseja realizar a conciliação, veja que o sistema traz o último dia que a conta foi conciliada e o saldo que foi finalizado nesta data, este saldo deve conferir com o saldo da conta no seu banco.

Ao marcar a flag Conciliar com Extrato Bancário, o sistema vai bloquear o campo Saldo Final, que será calculado automaticamente conforme os lançamentos do arquivo OFX, caso queira conciliar manualmente deixe a flag desmarcada e preencha o saldo final de forma manual.

Neste exemplo vamos utilizar o arquivo OFX, então teremos que clicar no botão Arquivo OFX e selecionar o arquivo que vamos utilizar para conciliar (este arquivo é baixado através do site da conta-corrente do cliente).

Veja que após selecionar o arquivo o sistema calculou automaticamente o saldo final, clique em OK.

1 - Extrato OFX, não pode ser alterado, pois trata-se do documento bancário

2 - Lançamentos efetuados no sistema Lumi liquidados no contas a pagar, ou foram lançados diretamente via movimentação financeira (débito) na própria tela da conciliação bancária.

3 - Lançamentos efetuados no sistema Lumi liquidados no contas a receber, caixa geral, recebimento de cartão ou foram lançamentos diretamente via movimentação financeira (crédito) na própria tela da conciliação bancária.

Para realizar a conciliação do lado esquerdo clique duas vezes no lançamento que deseja conciliar, se o sistema encontrar o valor ele vai exibir do lado direito e o cliente deve então marcar, isso significa que foi conciliado.

Faça o mesmo com todos os lançamentos do extrato, até que tudo esteja conciliado e o saldo zerado.

Pode ocorrer que no extrato bancário o valor esteja consolidado, e no sistema desmembrado, ao selecionar estes lançamentos manualmente o sistema vai identificar o lançamento total que contempla o que esta no extrato.

Para realizar lançamentos avulsos, diretamente na tela de conciliação, sem que seja necessário utilizar o Financeiro do Sistema, acesse o menu Lançamento Financeiro.

Utilize apenas para lançamentos pequenos como taxas bancárias, juros, algo que não tenha necessariamente um documento de nota fiscal ou boleto, por exemplo, no mais lançar tudo nos módulos de contas a pagar e receber.

Preencher com os dados do tipo de lançamento, data e valor, e então salve.

O Menu Visualizar lançamentos só é utilizado quando estamos fazendo a conferência via arquivo OFX, ele serve para reexibir os demais lançamentos, visto que quando estamos buscando os lançamentos do extrato, o sistema deixa na tela apenas o lançamento encontrado, não exibindo os demais.

Somente após a Diferença ser Zero é que a conciliação pode ser finalizada, significada que os valores tanto nos pagamentos quantos nos recebimentos estão corretos e conforme o banco.

Após Finalizar a conciliação a mesma não pode ser desfeita, logo se os valores não estão batendo, ou faltam ainda lançamentos, saia da tela sem marcar a opção de Finalizar Conciliação, e volte após regularizar os lançamentos no sistema.

Observação: Caso acesse esta mesma tela, sem utilizar o recurso OFX, o sistema dá a opção de Conciliação posterior, onde os itens já conciliados continuam marcados, e aí o cliente pode parar de onde iniciou, isto é importante porque na conciliação manual o cliente procura pelo lançamento, já no arquivo OFX quem busca o lançamento é o sistema.