Parametrização e Carga do Guardião para o PDVLumi

Este artigo tem como finalidade apresentar as parametrizações possíveis para carga do Guardião (Versão 1.76 ou superior) para o PDVLumi (Versão 5.1.016 ou superior).

Acesse o menu:

Sistema > Frente de Loja


Incluir o estabelecimento, clicando em "Incluir":

Será apresentada a tela de parametrização do Estabelecimento, onde as informações deverão ser incluídas de cuidadosamente, pois, caso contenha algum erro, a informação será replicada em todos os PDV.

Atenção!
Todos os campos são obrigatórios. 

A parametrização das "flags" são opcionais e conforme a necessidade do lojista. 

O último campo, com a descrição "Código de Erro para Enviar em Contingência", deve ser usado apenas quando não for identificado a causa da rejeição. Nesse caso, deve-se informar o código numérico informado na mensagem de erro da SEFAZ no momento da emissão da NFC-e.

Os códigos mais comuns são 778 (NCM informado inexistente), 703 (Data-Hora de Emissão posterior horário de recebimento), 602 (Total do Pis difere do somatório dos itens sujeitos ao ICMS) e 930 (CST com benefício e não informado o código de benefício fiscal).

A PARTIR DE 04/09/2023, TORNOU-SE OBRIGATÓRIO O CÓDIGO DE BENEFÍCIO FISCAL. PARA QUE O GUARDIÃO CONSIGA TRANSMITIR AS NFCE EM CONTINGÊNCIA, SERÁ NECESSÁRIO ATUALIZAR A APLICAÇÃO PARA A VERSÃO 2.69 E NFCECOM 9.9, E PARAMETRIZAR A ALÍQUOTA INTERNA DO ICMS, CONFORME IMAGEM ABAIXO.


Após salvar as informações, enviE a parametrização utilizando a opção "Enviar Parametrização":


Contingência 

Após incluir o estabelecimento, será apresentado as opções "Serviço", "Autom." e "Retorno". 

Não é necessário clicar em "Enviar parametrização" para as opções a seguir:

1 - Serviço:

Ao clicar duas vezes, o Sistema irá apresentar a mensagem "Deseja HABILITAR Contingência no Estabelecimento?", onde fará com que todos os PDV fiquem em modo de contingência. É importante observar que se habilitado não irá mudar o Status até que Desabilitem

2 - Autom (Quantidade permitida de NFC-e em Contingência no Automático)

Ao clicar duas vezes, o Sistema irá habilitar a edição, neste campo deve-se informar o número de NFC-e que deseja emitir em contingência automática quando o sistema identificar "demora" no retorno da autorização da NFC-e. Caso não queira que seja feita a contingência automática deve-se informar 0 (zero) e o máximo de NFC-e permitida é de 50. 

3 - Retorno:

Ao clicar duas vezes, o Sistema irá apresentar a mensagem "Deseja DESABILITAR Log de Retorno da SEFAZ?", sempre que emitida uma NFC-e o Sistema irá gravar o retorno da SEFAZ e o tempo onde o Sistema gera um "status" para verificação na parte inferior da Página. Sendo assim, caso seja desabilitada, não fará a apresentação dos tempos e análises. 




  1. Status do Estabelecimento para emissão de NFC-e (Play Emissão Online - Stop Emissão em Contingência Parametrizada no Guardião)
  2. Quantidade de NFC-e enviada para a SEFAZ;
  3. Tempo Médio de Retorno da SEFAZ;
  4. Quantidade de NFC-e emitida em Contingência;
  5. Tempo Médio de Espera do Cliente;
  6. Botão para atualizar os dados das emissões;
  7. Botão para visualizar o Log do retorno da SEFAZ.