Configuração Produto e Contrato Cartão

Para que o Sac Gerencial reconheça automaticamente os cartões que vem da venda TEF, é necessário cadastrar os produtos e contrato de cartão.

Primeiro ative o seguinte parâmetro em Sistema - Ferramentas - Parametrização do Sistema, opção 6

É necessário realizar o cadastro de todos os produtos de cartão, este cadastro é feito uma só vez e vale para todos os estabelecimentos; contratos  por produto de cartão (contrato firmado com a administradora do cartão onde deve ser especificado as taxas e prazos de reembolso), banco e conta corrente que será feito o reembolso do Cartão.

Para aprender como cadastrar a conta bancária, clique no artigo a seguir Cadastro de conta bancária.

Feito isto cadastre o Produto cartão em Financeiro - Administradoras de Cartão - Produto de Cartão 

Produto de Cartão – este recurso permite que o sistema identifique as bandeiras e redes do cartão transacionado no PDVLumi através do TEF ou POS, nesta tela identificamos também a modalidade do cartão (Crédito, Débito, Voucher, Saque), se vai existir algum tipo de conciliação, e caso não transacione pelo TEF, pode ser identificado como um cartão do tipo POS. Ao criar o produto cartão o mesmo é utilizado em todos os estabelecimentos.

A partir da versão 3.0 do Lumi Gerencial, foi realizado a alteração da flag POS.

A Flag POS agora é Venda POS, ao selecionar esta flag indica que o produto cartão só poderá ser utilizado na tela de lançamento venda POS.

A Flag Conciliador Sitef quando selecionada, indica que o cartão não será fechado manualmente via fechamento diário de cartão, e sim via Conciliação TEF, portanto quando selecionada o produto cartão não ficará disponível na tela de Batimento de cartão (Venda de Cartão) . Integração Vizzo | Lumi


O campo Plano é utilizado quando o cartão é do tipo Ticket (Voucher) e pode ser digitado tanto com números ou letras (alfanumérico) .

Foi adicionado a partir da versão 2.7.46 do Lumi Gerencial a opção Carteira Digital, para tratar os recebimentos via TEF com a modalidade Carteira Digital.


A partir da Vers

Antes de configurar o produto cartão primeiro crie a Bandeira e a Rede autorizadora, os códigos correspondentes serão apresentados como erro no Batimento do PDV:


Para criar a Rede acesse o Menu Financeiro - Administradora de Cartão - Autorizadora de Cartão

No campo Código preencha com o número apresentado como Rede na Sangria e no Campo Descrição preencha com o nome da Rede, neste exemplo será Carteira Digital.

Para criar a Bandeira acesse o Menu Financeiro - Administradora de Cartão - Bandeira de Cartão

No campo Código preencha com o número apresentado como BAND na sangria e na descrição preencha com o nome da Bandeira, neste exemplo estamos criando a bandeira PIX.

Após Criar a Rede Autorizadora e a bandeira crie o Produto Cartão como Segue na Imagem.


Feito o cadastro do produto, criar o contrato de cartão em Financeiro - Administradora de Cartão - Contrato de Cartão 

Liberado melhoria na versão 3.0.00 as seguintes funcionalidades:

1 - Taxa diferenciada pela quantidade de parcelas

Desmarcar a flag Fixa e na Aba Regra Especifica preencher com a quantidade de parcelar e percentual correspondente.

2 - Fechamentos múltiplos para o mesmo cartão a depender da data da venda.

Marcar o botão Dias Fixos do Mês e na Aba Regra Especifica preencher com as regras de acordo com o cartão, as regras de calculo seguem conforme já existia para quando era marcado a opção Dia do Mês.



Contrato de Cartão – é através deste recurso que o sistema irá gerar o vencimento do cartão (data do recebimento) e o valor liquido a receber, para que isto ocorra devemos parametrizar as taxas, dia de fechamento (data que a administradora considera para fechar o valor a ser pago) e prazo de reembolso (dias a contar do dia do fechamento para pagamento do cartão). O contrato tem que ser criado por loja, para cada produto cartão, mas pode ser replicado entre os estabelecimentos, caso a taxa, dia de fechamento e prazo de reembolso não se altere.

- Selecionar o produto

2 - Selecionar a conta corrente que o cartão será depositado

3 - Selecionar as contas contábeis para operação de deposito de cartão, verificar com a contabilidade – Informação que irá compor o DRE.

4 – Taxas – Percentual cobrado pela Administradora do cartão, nas transações a vista (débito ou credito a vista) e parcelado (quando é permitido parcelar a venda em 1,2, 3 vezes etc)

5 – Cobrança de Crédito - Pode ser que a administradora cobre também uma tarifa por depósito, preencher esta tarifa no campo Cobrança crédito.

6 – Tarifa por documento – Existem administradoras de cartão que cobram além da taxa, uma tarifa por transação, diferente da cobrança de crédito, aqui o valor é cobrado por cada cartão transacionado no TEF ou POS e o valor pode ser nas transações parceladas ou a vista.

7 - Fechamento da Apuração – Aqui definimos quando será feito o fechamento do valor total vendido e pode ser feito por dia do mês ou da semana, preencher de acordo com o que foi contratado com a administradora do cartão.

Exemplo:

Ao selecionar Dia do Mês = 0, significa que as vendas são fechadas diariamente, ou seja, caso o estabelecimento tenha vendido no dia R$ 1000,00 no cartão Maestro Débito no dia, é este valor que será fechado para ser pago de acordo com o Prazo de Crédito configurado.

Ao selecionar Dia do Mês = 15, significa que as vendas são fechadas apenas no dia 15 do mês, ou seja, o sistema vai acumular as vendas do dia 16 do mês anterior até o dia 15 do mês corrente, e o total acumulado será pago de acordo com o Prazo de crédito configurado.

Vamos supor que o fechamento esteja ocorrendo dia 15/07/21, o sistema vai somar as vendas do dia 16/06/21 até o dia 15/07/21.

Ao selecionar Dia da semana = Terça, significa que as vendas são fechadas toda semana apenas nas terças-feiras, ou seja, o sistema vai acumular as vendas da quarta-feira da semana anterior até a terça da semana corrente, e o total acumulado será pago de acordo com o Prazo de crédito configurado.

Intervalo Dt. Inicio – Deve ser configurado apenas se existir um intervalo entre os fechamentos, e também deve ser indicado qual data iniciar a contagem desse fechamento, se marcado com 1, o sistema realiza o primeiro fechamento, salta uma semana e realiza o próximo fechamento, a partir da data indicada.

Exemplo – Configurado fechamento semanal (terça) com Dt.Inicio 1 e Data 20/07/21, o fechamento vai ocorrer no dia 20/07/21 e o próximo somente irá ocorrer no dia 03/08/21, acumulando as vendas do dia 21/07/21 até o dia 03/08/21.

8 - Prazo de crédito – Aqui definimos quando será pago para o estabelecimento, é a quantidade de dias que a administradora leva para depositar o valor devido já descontado as taxas, preencher de acordo com o que foi contratado com a administradora do cartão.

Ao selecionar a flag Corridos, o sistema vai contabilizar da data do fechamento a quantidade de dias parametrizado.

Exemplo: O fechamento ocorreu dia 20/07 e o cliente parametrizou o prazo de crédito como 1 dia corridos, então o cartão terá como vencimento (data de recebimento) 21/07.


Caso seja escolhido dia da semana, por mais que o pagamento seja contabilizado para um dia diferente, o sistema vai postergar para o dia da semana selecionado, só pode ser utilizado em conjunto com a flag dia Corrido.

No exemplo acima dia 21/07 é quarta, mas se o cliente escolheu que o pagamento ocorre na Terça, o sistema vai postergar o vencimento para 27/07 (Terça).

Caso não marque a flag Corridos, o sistema entenderá que o pagamento ocorrerá dia 1 (primeiro), se o fechamento ocorreu dia 20/07 o pagamento será 1/08, como 1/08 é dia não útil o sistema postergou para 2/08.

Observação: Se o prazo de crédito for anterior ao fechamento, o pagamento ocorrerá no mês seguinte, caso contrario ocorrerá no mês corrente.

Exemplo:

Prazo de crédito é 1 e fechamento é dia 20/07, pagamento será 1/08.

Prazo de crédito é 25 e fechamento é dia 20/07, pagamento será 25/07.

Também pode ser configurado ao invés de dias corridos, dias úteis, aí basta marcar a flag Útil do Mês, o sistema vai contabilizar agora em dias úteis do mês seguinte ao fechamento, desprezando finais de semanas e feriados (caso estes estejam configurados no sistema).

Exemplo: Fechamento ocorreu 20/07/21 e o prazo de crédito está como 4 dias e a flag Útil do mês marcado, será pago 5/08/21 por ser o quarto dia útil de agosto.

Também pode ser escolhido Mês subsequente, que ao invés do pagamento ocorrer dentro do mês ou no mês seguinte, o sistema salta a quantidade de meses parametrizado, se for parametrizado 1, ele vai postergar em um mês o pagamento, não pode ser utilizado em conjunto com a flag Corridos.

Exemplo: Fechamento ocorreu 20/07 e está parametrizado para pagar dia 1, ao marcar 1 mês subsequente, o pagamento ficará para 1/09 ao invés de 1/08.

Liberado a partir da versão 2.7.46 do Lumi Gerencial, a configuração do contrato de cartão com Prazo de Crédito 0 dias, para Produtos do tipo Carteira Digital, atualmente como não é cobrado taxa o contrato também deve ser preenchido com as taxas zeradas.