Cadastro de Produtos com Grade

Recomendado antes deste artigo acessar Mercadológico e Cadastros BásicosCadastro de Produto Normal

Um Produto é classificado como grade caso ele tenha as mesmas características fiscais,embalagem e custo, e só altera a essência, tamanho, cor ou sabor.

Exemplo: Suco em pó, ele pode ser de uva, maracujá e morango, mas é o mesmo suco, com mesma embalagem, tributação e custo.

Acesse Mercadológico – Cadastro de Produto <incluir>


Para cadastrar um Produto que tenha Grade 

Descrição: Preencher com a descrição completa do produto, que será exibida nos relatórios e PDV.
Complemento: Característica a particular do produto, pode ser configurado para ser exibida no PDV, mas não é impressa no cupom.
Descrição Reduzida: Descrição resumida do produto, será impressa na etiqueta e cupom fiscal.
Fabricante: Pode ser associado tanto um fornecedor quanto um fabricante ao produto.
Estrutura Mercadológica: Todo produto deve ser associado a uma estrutura mercadológica.
Figura Fiscal: Por padrão o sistema vincula a figura fiscal associada na estrutura mercadológica, mas pode ser alterada para outra figura fiscal, a precedência é sempre a figura fiscal associada ao item em caso fique distinto da que foi associada ao mercadologico. 
Complemento Embalagem: Característica do produto que vai ser concatenada com a descrição reduzida, no caso de um produto grade, deve ser preenchido com o sabor, cor ou tamanho do produto por exemplo.
Código: Associar o código de barras do fornecedor, os códigos possíveis são do tipo EAN13, EAN8, DUN14 ou UPC, podem ser associados até 3 códigos de barras diferentes para um mesmo produto.
Tipo Produto: Marcar como Grade
PLU: Código interno do Sistema, que vai ser gerado automaticamente, mas também pode ser digitado um código, lembrando que mesmo digitando um código o sistema irá gerar o digito verificar de forma automática.
NCM, CEST: Pode ser atribuído um ncm e cest individual para o produto, mas o sistema já traz o que foi cadastrado no mercadológico assim que o produto é salvo.



Na Aba Adicional

Situação tributária já vai vir padrão do que foi preenchido no mercadológico.
Fator de compra, preencher o padrão de como é feito a compra do produto, mas pode ser criado um mix para cada fornecedor no modulo mercadológico-mix de fornecedor.
Origem da Mercadoria: Preencher com a origem do produto.
Família: Preencher com a família do produto

A Partir da versão 2.7.60 do Lumi Gerencial foram retirados alguns campos:

  • Isento de Pis/Cofins que será aplicado agora automaticamente através da CST)
  • NAT_REC Entrada passando a ser somente Natureza de Receita pois só temos esta situação fiscalmente com operação de saída

Na aba grade, inserir os demais produtos da grade, clicar em <incluir>, no campo complemento embalagem preencher com o que especifica o produto, no campo código o código de barras correspondente a este produto.
Se não for preenchido nada nos campos, figura fiscal, ncm e cest, vai prevalecer o que está no produto principal da aba dados, feito isto salvar.

Caso não tenha cadastrado todos os itens da Grade e precise adicionar posteriormente, basta pesquisar por algum produto que pertença a está grade, clicar em <alterar> em seguida na aba grade, incluir outro item na grade, também pode ser alterado itens que já pertencem a grade ou inativá-los 

A Partir da versão 2.7.60 do Lumi Gerencial foram adicionado novos campos para o produto de grade.

  • Situação Tributária PIS/Cofins Entrada e Saída
  • Natureza de Receita
  • Isento de CSLL/IRPJ