Entrada de Notas - Como identificar as divergências?

(Assista também webinar no nosso canal do Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=jRCmEHiLP5s

https://www.youtube.com/watch?v=NA9pXYxiNEk

https://www.youtube.com/watch?v=6iT-X7AnUGU )

Este manual tem por objetivo demonstrar onde fazer as correções das divergências da entrada de nota e dicas para facilitar a verificação.

Reforçamos que a recomendação é que toda e qualquer parametrização fiscal feita no sistema seja acompanhada pela Contabilidade responsável pelo seu Estabelecimento.

 

Tela de Divergências da Entrada de notas:

  1. Base de cálculo ICMS e valor do ICMS: Conferir CST, Alíquotas e redução para produtos cst 20 e 70.

  2. Base de cálculo ICMS Subst… e Valor do ICMS Subst: Esta divergencia aparecerá para produtos com CST 10, 70 e 60. Verifique o CST, a alíquota de ICMS, se é IVA ou pauta, Alíquota de ICMS ST, FCP, FCPST, redução(para os casos de CST 70) e se fornecedor está com a flag de substituto tributário marcada da nota é o mesmo do configurado sistema.

    1. Fornecedor substituto tributário.

    2. IVA. Identificar IVA da nota e preencher no ambiente de compra e venda da figura fiscal.

    3. Pauta. Verificar se a figura fiscal está marcada como pauta no ambiente de compra e venda e incluir o valor da pauta em financeiro/tabelas auxiliares/ Valor de pauta do produto.

    4. ICMSST: Na nota o ICMSST aparece como pIcmsSt, o local para incluir esta alíquota é na alíquota ICMS no ambiente de venda da figura fiscal.

    5. Fornecedor Interestadual -

  3. Valor do ICMS FCP: Identificar produtos que tem FCP e fazer correção no campo FCP do ambiente de compra da figura fiscal.

  4. Valor do ICMS FCPST: Identificar produtos que tem FCPST e fazer correção no campo FCP do ambiente de venda da figura fiscal.

  5. Valor retido de ICMS:

  6. ODA,Seguros e Frete:

    Verificar se os cálculos de ODA,Seguros e Frete e desconto fazem parte do cálculo de base do ICMS, caso não integra a base ICMS/IPI basta selecionar a flag localizada em dados da nota, conforme imagem abaixo:

  7. Valor do IPI: o caso do IPI é o contrário, caso este seja apropriado na Base de ICMS em natureza de operação tem uma flag ”Apropriar IPI na Base de ICMS”, localizada na guia comportamento na natureza de operação referente à registrada na nota. (Financeiro/Tabelas auxiliares/natureza de operação).

Outras situações

 

  1. FSIST- Verificação mais detalhadas da nota referente à tributação de produtos, como IVA, pIcmsST,BcIcmsSt,vIcmsSt, pRedBC.

  2. Planilha de verificação de cálculo do sistema.

  3. Origem da mercadoria -

  4. Produtos em grade. Outra situação que pode ocorrer é fazer a correção da figura fiscal ou variação e o erro persistir. Nesse caso, o produto em grade pode estar com outra parametrização. Recomendamos para os casos que a figura fiscal seja a mesma do produto principal que o produto da grade fique em branco para puxar da principal.

5. Tolerância para recebimento.

6.  Notas do Simples Nacional -

7. Fornecedor não descreve a redução do ICMS na nota.

8. ICMS Desonerado -

9. Base de ICMS Dobrada (Lei nº 8.248) -

10. Valores: ODA,Vendor,Desconto, Extra, Alíquota e Redução.

11. Duplicidade de PLU(a concluir)

12. Há possível divergencia entre CFOP x CST

13.