Manual de Instruções de Uso para Mix Fiscal

 

Funcionalidade Liberada na versão 2.7.61b ou superior do Lumi Gerencial , atualmente a Interface fiscal se integra ao parceiro Mix Fiscal.

Versão do odbc deve ser a 3.51.

Atualmente o sistema está seguindo o imposto enviado pela Mix Fiscal nas seguintes operações: Carga PDV, Emissão NF Cupom, Venda Direta, Expedição de Vendas, Expedição Entre Lojas (Normal e Cross Docking), Quebra, Consumo Interno.

Os módulos de entrada de nota fiscal, devolução de compra, troca e nota avulsa ainda seguem a figura fiscal do Lumi, mesmo que o estabelecimento trabalhe com Interface Fiscal, está funcionalidade com a Mix será liberado em breve.

O Primeiro passo é habilitar o sistema para trabalhar com a integração, através do setup do estabelecimento, opção 7.

Após habilitar o sistema, seguir para configuração da API acessando o menu Interface - Mix Fiscal - Parametrização:

Token API: O cliente deve possuir um contrato com a Mix Fiscal, onde a mesma irá fornecer o token que dá acesso a API.

URL: Utilizar http://integracao.mixfiscal.com.br/v1/

CNPJ Principal (Carga Produto) - Selecionar o CNPJ principal que será utilizado para as classificações na Mix Fiscal, isto se o cliente possuir mais de um estabelecimento.

Timeout(ms)API - Tempo de espera da API o ideal é utilizar o timeout de 10000 ou maior, vai depender do tamanho do cadastro do cliente.

Nº de Registros Enviado na API - O máximo que a API suporte são envios de lotes de no máximo 500.

Nº de Dias de Alteração para Atualizar Cadastro - Após envio da carga geral de produtos, o cliente deve atualizar os produtos (0200) para a Mix Fiscal diariamente, então nesta opção deve ser configura a quantidade de dias que o sistema vai buscar novos cadastros.

Tipo de Produto - Selecionar os tipos de produtos que serão enviados para serem classificados.

Situação - Enviar somente produtos Ativos ou Todos

Gerar Arquivo de Log - Deixar marcado por padrão

Gravar Dados por Lote - Deixar marcado por padrão

Permitir Figura Fiscal ERP - O ideal é sempre marcar esta flag, pois até que a mix fiscal classifique o produto o sistema irá trabalhar com a figura fiscal do Lumi, uma vez aplicado o imposto que a Mix Fiscal enviou, a figura fiscal do Lumi não será mais utilizada.

Observação: Caso a unidade de federação do estabelecimento tenha alguma situação especial fiscal, tem que ser criado um modificador tributário para que seja possível agrupar os estabelecimentos com a mesma situação e enviar o cadastro de produtos uma só vez.

Acesse o menu Interface - Mix Fiscal - Modificador Tributário:

Sempre que houver uma regra especifica no estado, exemplo do Ceará que temos o decreto 29.560 terá que ser parametrizado o modificador tributário, para que seja possível separar o impostos quando os CNPJs possuem o mesmo regime de tributação mas legislações especificas.

Antes de criar o modificador tributário entrar em contato com a Mix Fiscal, pois o mesmo tem que ser parametrizado lá.

Após parametrizado na Mix Fiscal, Clique em Incluir, descreva o modificador tributário e em seguida clique em salvar.

 

Após parametrizar a API, deve ser criado o Ambiente Fiscal acessando o menu Interface - Mix Fiscal - Ambiente Fiscal

Este passo é para identificar as características que serão utilizadas para classificação fiscal e quais cenários vão ser trabalhados pelo estabelecimento.

Observação: Na versão 2.7.61b ainda não estão disponíveis os cenários para compra, logo só deve ser configurado no momento os cenários para venda.

Clique em Incluir e em seguida informe as parametrizações para o Ambiente Fiscal.

Descrição - Informar uma descrição

Regime - Informar o regime do estabelecimento, só podem ser agrupados estabelecimentos com o mesmo regime, se o cliente possuir estabelecimentos com diferentes regime, devem ser criados diferentes ambientes fiscais.

UF - Informa a UF que os estabelecimentos vão ser agrupados, se o cliente possuir estabelecimentos em unidades de federação diferentes, também terá que criar um ambiente fiscal para cada unidade de federação.

CNPJ Principal - Selecionar o estabelecimento que irá reger o ambiente fiscal.

Modificadores Tributários - Selecionar caso exista, este passo tambem deve ser configurado na Mix Fiscal procurar o suporte da mix para realizar o procedimento.

Cenário de Entrada - Marcar os cenarios que o cliente vai trabalhar para entrada de mercadoria

Cenário de Saída - Marcar os cenarios que o cliente vai trabalhar para venda e mercadoria

Venda Atacado Contribuinte - O Lumi vai utilizar este cenario quando o estabelecimento for do tipo atacado e o cliente for do tipo contribuinte

Venda Varejo Contribuinte - O sistema vai utilizar este cenário quando o estabelecimento for do tipo varejo e o cliente for contribuinte

Venda não contribuinte - Será utilizado este cenário independente do estabelecimento para clientes não contribuintes, é este cenário que é enviado na carga para o PDVLumi .

Estabelecimentos - Marcar os estabelecimentos que fazem parte das características do ambiente fiscal que está sendo criado.

Após configurar os ambientes fiscais que serão trabalhados na Mix Fiscal, deve ser feito o envio do cenário acessando o Menu Interface - Mix Fiscal - Cenário

Quando o cenário estiver como Pendente ele vai ficar em amarelo na tela, quer dizer que a Mix Fiscal ainda não recebeu este cenário.

Após clicar em Carga o cenário será enviado para Mix Fiscal e ficará em branco como os da imagem abaixo.

O cenário ficará em vermelho sempre que ele já foi enviado para Mix Fiscal e no sistema houve algum tipo de alteração, então deve ser feito um novo envio para atualizar o cenário na Mix Fiscal.

Após fazer o Envio do cenário o próximo passo é informar para a Mix Fiscal os itens para classificação fiscal, o que a Mix Fiscal chama de (0200). Acessando o Menu Interface - Mix Fiscal - Produto

Se o cliente está sendo implantado pela primeira vez, primeiramente deve ser feito a carga Geral, em seguida deve entrar em contato com a Mix para sincronizar os itens, e então importar o Imposto, após importar o imposto e aplicar as correções o cliente precisa enviar novamente a carga Geral para que a Mix Fiscal receba os produtos corrigidos, então a partir disso deve ser feito o fluxo diário utilizando o Atualizar, onde somente produtos que sofreram alteração de cadastro ou produtos novos serão enviados.

Nesta tela o cliente pode filtrar os itens que já estão na Mix FIscal clicando em Mix, o Filtro ERP são produtos que só estão no ERP e ainda não foram enviados para Mix, logo precisam ser enviados e Geral o sistema irá buscar tanto na Mix quanto no ERP.

Quando o produto aparece em amarelo significa que já foi enviado para a Mix Fiscal mas ainda não foi aplicado as devidas correções.

Após enviar a carga de produtos o cliente precisa importar a correção, Acesse o Menu Interface - Mix Fiscal - Imposto , este passo só pode ser feito após a Mix Fiscal informar que o cadastro foi classificado e sincronizado, caso contrário não ira importar nada.

Acesse a opção Geral se for a primeira importação e Atualizar caso já tenha recebido e aplicado uma primeira carga.

Selecione o imposto que deseja importar, o cliente pode importar tudo de uma só vez acessando a opção todos, ou importar primeiro o PIS/Cofins e depois o ICMS

Selecione os cenários que serão importados:

O sistema sempre vai exibir o horário que foi realizado a ultima importação.

Após concluir o processo de importação o correto é visualizar que foi importado com sucesso, mas duas mensagens podem ocorrer:

Nesta primeira, quer dizer que o sistema conseguiu receber todos os itens enviados pela Mix Fiscal mas existem ainda itens pendentes de tratativa Mix, neste caso o cliente deve entrar em contato com a Mix Fiscal para realizar a correção desses itens pendentes, no site da Mix existe uma área especifica para tratar este tipo de pendencia.

Os 13016 itens que aparecem na mensagem são os itens que foi possível gravar e será possível com eles avançar para etapa seguinte que é de correção, é normal ficar itens pendentes de tratativas com a Mix não é considerado um erro.

Neste mensagem Atualização efetuada parcialmente com ERRO, quer dizer que o sistema recebeu os itens, mas não confere o total recebido com o total enviado pela Mix, neste caso o cliente tem que comunicar a mix, pois é um problema nos contadores enviados pela API.

Após clicar em OK o sistema vai detalhar:

Neste mensagem a interpretação é:

Mis envio 14832 no totalizador mas ao ler os registros só continha 11745, embora o sistema tenha gravado os 11745, é importante reportar a mix, pois é um erro que não deveria ocorrer.

 

Após finalizar é possível consultar o imposto que foi enviado pela Mix:

É necessário selecionar no mínimo o estabelecimento ou ambiente fiscal antes de pesquisar, neste exemplo foi utilizar um produto especifico, sempre que o imposto ainda não foi aplicado no item vai estar marcado de amarelo como pendente.

Após importar o imposto deve ser aplicado no produto e a partir disso o sistema irá utilizar esta tributação para emitir as notas fiscais.

Acesse o Menu Interface - Mix Fiscal - Divergência

Clique em Aplicar, neste passo não é necessário nenhum filtro, apenas optar por aplicar a correção em Pis/Cofins, ICMS ou todos simultaneamente.

Após aplicar o cliente pode filtrar no mínimo selecionando o estabelecimento ou ambiente fiscal.

Observe que o sistema traz todos os cenários configurados no ambiente e o imposto duas colunas Mix e ERP, na coluna Mix é o imposto enviado pela Mix Fiscal, ERP é o imposto configurado, sempre que estiverem divergentes para corrigir deve ser usado o aplicar.

Situação Pendente: Aqui pode ser por alguns motivos como o imposto ainda não foi aplicado, o horário de recepção do imposto está menor que o horário de envio do 0200.

Situação Divergente: O imposto enviado pela Mix esta diferente do ERP e deve ser feita a correção.

Observação: Após parametrizar, e fazer todos os passos uma rotina deve ser seguida pelo Logista que é diariamente ou a depender do que está configurado para atualização de cadastro:

1 - Fazer o Envio de Produto (0200) em Interface - Mix Fiscal - Produto

2 - Importar o Imposto em Interface - Mix Fiscal - Imposto Fiscal

3 - Aplicar o Imposto em Interface - Mix Fiscal - Divergência

4 - Fazer novamente o Envio de Produto (0200) em Interface - Mix Fiscal - Produto

O cliente também tem que ter um treinamento por parte da Mix Fiscal para operar a plataforma e tratar as divergências de cadastro, pois a Mix classifica pelo EAN e na falta do EAN pela descrição do produto, mas se a descrição tiver ruim a Mix vai deixar na tela de pendencias para que o cliente faça o ajuste do cadastro no ERP.

Liberado na versão 2.7.64 ou superior o envio dos XMLS Nfe, Nfce e Cfe, entrada e saída, para a Mix Fiscal via API.

Selecionar o período, tipo, estabelecimento, situação e após pesquisar, clicar em Enviar.

Quando as notas estão em amarelo, é porque ainda não foram enviadas para a Mix Fiscal, estão com a situação pendente.

Quando ficam em branco estão na situação enviada, e podem ser enviadas novamente caso queira.

FAQ

  1. Qual a versão mínima do Lumi Gerencial para utilizar a integração com a Mix Fiscal?

    1. A funcionalidade está disponível a partir da versão 2.7.61b ou superior do Lumi Gerencial.

  2. Quais operações são atualmente integradas com a Mix Fiscal no sistema?

    1. As operações integradas incluem Carga PDV, Emissão NF Cupom, Venda Direta, Expedição de Vendas, Expedição Entre Lojas (Normal e Cross Docking), Quebra, e Consumo Interno.

  3. O que devo fazer para habilitar a integração com a Mix Fiscal no Lumi Gerencial?

    1. O primeiro passo é habilitar a integração por meio do setup do estabelecimento, escolhendo a opção 7.

  4. Quais são as configurações necessárias na parametrização da API da Mix Fiscal?

    1. Token API fornecido pela Mix Fiscal através de contrato.

    2. URL: Utilizar http://integracao.mixfiscal.com.br/v1/

    3. Selecionar o CNPJ principal para classificações na Mix Fiscal.

    4. Configurar o Timeout da API, idealmente 10000 ou maior, dependendo do tamanho do cadastro.

    5. Definir o número máximo de registros enviados na API (limite de 500).

    6. Configurar o número de dias para atualizar o cadastro após a carga geral de produtos.

    7. Escolher os tipos de produtos a serem enviados para classificação.

    8. Escolher enviar produtos ativos ou todos.

    9. Gerar arquivo de log e gravar dados por lote (recomendado).

    10. Permitir Figura Fiscal ERP até que a Mix Fiscal classifique o produto.

  5. O que fazer em caso de situação especial fiscal na unidade de federação do estabelecimento?

    1. Caso haja uma situação especial fiscal, é necessário criar um modificador tributário para agrupar estabelecimentos com a mesma situação e enviar o cadastro de produtos uma vez. Antes de criar, é recomendável entrar em contato com a Mix Fiscal.

  6. Como parametrizar o modificador tributário na Mix Fiscal?

    1. Após contato com a Mix Fiscal, acesse o menu Interface - Mix Fiscal - Modificador Tributário, clique em Incluir, descreva o modificador tributário e salve.

  7. O que é necessário para configurar o Ambiente Fiscal na Mix Fiscal?

    1. Acesse o menu Interface - Mix Fiscal - Ambiente Fiscal, clique em Incluir, informe as parametrizações, e salve.

  8. Como enviar o cenário para a Mix Fiscal?

    1. No menu Interface - Mix Fiscal - Cenário, clique em Carga para enviar o cenário. Ele ficará em amarelo enquanto pendente, e em branco após enviado.

  9. O que fazer em caso de erro durante a importação do imposto na Mix Fiscal?

    1. Em caso de mensagens de erro durante a importação, entre em contato com a Mix Fiscal para correções. Erros são comuns e parte do processo de tratativa.

  10. Qual a rotina diária recomendada para os usuários?

    1. Fazer o Envio de Produto (0200) em Interface - Mix Fiscal - Produto.

    2. Importar o Imposto em Interface - Mix Fiscal - Imposto Fiscal.

    3. Aplicar o Imposto em Interface - Mix Fiscal - Divergência.

    4. Fazer novamente o Envio de Produto (0200) em Interface - Mix Fiscal - Produto.

  11. Quais as novidades na versão 2.7.64 ou superior do Lumi Gerencial relacionadas à Mix Fiscal?

    1. Foi liberado o envio dos XMLs Nfe, Nfce e Cfe, entrada e saída, para a Mix Fiscal via API. Selecione o período, tipo, estabelecimento, situação e clique em Enviar no menu Interface - Mix Fiscal.

Mensagens de erros conhecidas

1. Problema:

“<!DOCTYPE html>\n<html lang=\"en\">\n<head>\n<meta charset=\"utf-8\">\n<title>Error<\/title>\n<\/head>\n<body>\n<pre>Cannot GET \/swagger\/%23\/cenarios<\/pre>\n<\/body>\n<\/html>\n"

Correção:

A URL padrão não está configurada de forma padrão do indicado no nosso manual de instalação e configuração, mais especificamente na seção "Configuração da API (Menu Interface - Mix Fiscal - Parametrização)".

O correto é utilizar a seguinte URL: http://integracao.mixfiscal.com.br/v1/

 

2. Problema:

PIS/COFINS Erro 0999 retorno API MixFiscal. Descrição: REST request failed: Error receiving data: (120002) O tempo limite da opera\uOOE7\uOOE3o foi atingido

Correção:

Configurar o Timeout da API, idealmente 90000, dependendo do tamanho do cadastro.