Entrada de notas - Como conferir o CST, Alíquota ICMS, Redução, Pauta, IVA e fazer a correção da figura fiscal do produto.
Para conferir o CST e a alíquota um dos caminhos é por meio da relação de produtos da entrada de notas, bastando arrastar a barra de rolagem pra direita, conforme imagem abaixo.
Na nota fiscal deverá conferir na coluna CST e ALIQ. ICMS.
O CST é composto de três dígitos, na forma ABB. O primeiro dígito indica a origem da mercadoria (nacional, estrangeira importada diretamente pelo emitente da nota fiscal, estrangeira adquirida no mercado interno) ou serviço. O segundo e o terceiro dígitos indicam a tributação pelo ICMS. Nesse caso, deve-se comparar os dois últimos dígitos para verificar com a Entrada de nota do SAC.
CST divergente
Caso tenha alguma CST divergente, será necessário alterar a figura fiscal do produto.
1- Pegue o PLU do produto
2- Abra o cadastro do produto (Mercadológico/Cadastro de produto/pesquisar) e verifique o nome da figura fiscal do produto que está com a cst diferente cadastrado.
3- Agora será necessário abrir a figura fiscal desse produto (Financeiro/Tabelas auxiliares/ Figura Fiscal/Produtos). Selecione de acordo com o estado de origem do fornecedor.
Como identificar se a figura fiscal estão correta as informações.a
1- Orientamos marcar a Flag “Tratar ambiente de compra Varejo Diferente do Ambiente de Venda” para diferenciar os dois ambientes.
Ambiente de compra
2,3 e 4 - Selecione a CST e a alíquota ICMS de acordo com a nota no ambiente de compra:
5 - Quando a CST for a 20(Com redução de base de cálculo) ou a 70(com Redução de base de cálculo e cobrança ICMS Substituição Tributária) será necessário preencher o campo redução de Base, onde o valor de redução presente na nota deve ser diminuído por 100 e com o resultado preencha no campo de redução da figura fiscal na entrada e saída . No exemplo a seguir, temos uma Redução de 61,11%, sendo assim deve-se preencher com o valor de 38,89(pRedBC= 100-61,11)
Exceção preenchimento de redução.
Para os produtos com CST 020 existe uma redução a ser incluída na figura Fiscal. Para verificar o valor da redução dos produtos basta abrir a nota completa no FSIST ou entrar no site da Sefaz.
Ao pegar o valor da nota deve-se deduzir por 100 para ser preenchido.
Exemplo:
Na nota a redução é de 61,11%, ao preencher no ambiente fiscal o valor a ser colocado é 100-61,11= 38,89. Conforme imagem abaixo, tanto no ambiente de compra e de venda. Nesse caso, a alíquota final será de 7%.
A maneira apresentada acima é a padrão, todavia existem alguns casos que não será necessário fazer a dedução por 100, bastando apenas informar o mesmo valor da redução que consta na nota fiscal.
6 - FCP - Entrada de notas - O que é FCP e onde parametrizo esse imposto?
7 -Conforme a imagem acima verifica-se que o IVA é de 6,23%, você poderá preencher de acordo com o tipo de fornecedor, seja ele fabricante, distribuidor ou atacadista, mas para isso no cadastro do fornecedor deverá ser identificado qual destes 3 tipos trata-se esse fornecedor.
i. Atualmente, O sistema permite acatar o IVA que vem da nota, diante disso damos a opçãode preenchimento dos 3 campos como 1% que ao entrar com a nota será puxado as informações de IVA presentes nesta nota.
7 - Para produtos caracterizados como Pauta:
i. Na nota completa saberá que é de pauta quando o campo abaixo estiver preenchido como pauta. Para chegar a este campo, visualize a nota na SeFaz, selecione a aba Produtos e Serviços e clica no +, que está ao lado esquerdo do produto.
ii. No SAC deve-se selecionar pauta na figura fiscal e ir em Financeiro/Tabelas Auxiliares/ Valor de pauta do produto. Deve-se digitar o PLU do produto e clicar em incluir. Na inclusão de Pauta informar UF e o valor da Pauta, que se costuma calcular da seguinte maneira:
Pauta do produto=Base de Cálculo ST (BcIcmsSt)/Quantidade de produtos da nota
Ambiente de vendas
No ambiente de venda deve-se preencher com a CST e a alíquota de venda.
i. Caso o ambiente de compra seja preenchido com CST 10, 70 ou 30, obrigatoriamente no ambiente de venda deve ser preenchido com CST 60.
ii. Caso o ambiente de compra seja preenchido com CST 10, 70 ou 30, obrigatoriamente no ambiente de venda deve ser preenchido com CST 60.
iii. Deve-se marcar a Situação Tributável: se é isento, tributável ou Sub. Tributária.