Contingência por código de Rejeição da SEFAZ

Este artigo tem por finalidade instruir como cadastrar um código específico de Rejeição da SEFAZ no sistema para que a transação seja emitida em contingência.

Essa parametrização só é recomendado caso o técnico ou lojista responsável pelo estabelecimento avalie a necessidade por motivos de transtorno na frente de loja, visto que a Rejeição retornada pela SEFAZ trava a finalização da venda.

Exemplo:

Rejeição 999 - Erro não catalogado, Essa rejeição caracteriza instabilidade do WebService da SEFAZ;

Outras rejeições onde foi analisado e concluído que é uma instabilidade do WebService da SEFAZ.

Segue passo a passo:

No Sistema Guardião (NFC-eLumi) acesse o menu Frente de Loja:

Sistema → Frente de Loja

Na tela Manutenção Frente de Loja selecione o estabelecimento desejado e clique na opção alterar;

Na tela Frente de Loja Alteração parametrize no campo Código de Erro da SEFAZ para Enviar em Contingência (serpado por ponto-vírgula), cadastre o código da Rejeição que a SEFAZ retornar que deseja que a venda seja emitida em contingência, colocar ponto e vírgula no final “;”, caso tenha outras rejeições separar com ponto e vírgula e no final também colocar ponto e vírgula.

Observação: Abaixo do parâmetro tem o seguinte alerta:

ATENÇÃO, dependendo do código de erro IGNORADO pode ser irreversível.

Esse tipo de parâmetro não é recomendado caso não efetue uma prévia avaliação de impacto, já que as Rejeições da SEFAZ ocorrem como uma validação, logo, não é toda rejeição que pode ser ignorada, ou seja, só é recomendado habilitar essa parâmetro após recorrer a um profissional na área, efetuar uma pesquisa junto a SEFAZ e ainda abrir um chamado na LumiSoftware solicitando orientação.

Envia carga do parâmetro para Frente de Loja;

Na tela Manutenção Frente de Loja clique na opção Enviar Parametrização;